Show simple item record

dc.contributor.authorChiarelli, Lucinéia
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:58Z
dc.date.available2015-02-13
dc.date.available2016-06-02T19:35:58Z
dc.date.issued2014-12-10
dc.identifier.citationCHIARELLI, Lucinéia. Study on the culture of educational spending: the cases of Arapongas and Apucarana (PR). 2014. 165 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2354
dc.description.abstractThe main objective of this study focuses on the identification and analysis of expenditure incurred by rural and urban schools of Paraná with a view to calculating the cost-student, through the analysis of public policies implemented in Brazil and financing in the State of Paraná. We decided to make a documentary research, employing a quantitative and qualitative analysis of the brazilian legislation, contained in their constitutions and expressed by a set of policies that govern and regulate the educational field in our country, in particular its financing. The universe involving our research focused on five rural schools from Arapongas twelve urban schools that accept students from rural and twenty-four urban schools serving children and adolescents in the city of Apucarana. We note that the cost-student for the two schools goes far beyond the minimum set by the Brazilian federal government value, as well as specified by the Paraná state government, on average exceeding them up to four times the minimum value. We understand that the use of accounting, its resources and its instruments used both for display and for the analysis of legislation and public policies that regulate, standardize and manage the brazilian educational field can contribute to improving the school realities of individuals living and work in the field.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectFinanciamentopor
dc.subjectContabilidadepor
dc.subjectCustospor
dc.subjectQualidade na educaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectFinanceeng
dc.subjectAccountingeng
dc.titleEstudo sobre a cultura de gastos educacionais: os casos de Arapongas e Apucarana (PR)por
dc.title.alternativeStudy on the culture of educational spending: the cases of Arapongas and Apucarana (PR)eng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Bezerra Neto, Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809080593333472por
dc.description.resumoO principal objetivo deste estudo concentra-se na identificação e análise das despesas realizadas pelas escolas rurais e urbanas paranaenses tendo em vista o cálculo do custo-aluno, mediante a análise das políticas públicas de financiamento implementadas no Brasil e no Estado do Paraná. Optamos por realizar uma pesquisa documental, empregando uma análise quanti-qualitativa da legislação brasileira, contida em suas Constituições e expressa por um conjunto de políticas públicas que regem e regulamentam o campo educacional em nosso país, em especial o seu financiamento. O universo que envolveu as nossas investigações focalizou-se em cinco escolas rurais do município de Arapongas, doze escolas urbanas que recebem alunos da zona rural e vinte e quatro escolas urbanas que atendem crianças e adolescentes da cidade de Apucarana. Constatamos que o custo-aluno das escolas investigadas supera largamente o valor mínimo definido pelo governo federal brasileiro, bem como, o valor mínimo especificado pelo governo estadual paranaense, em média excedendo-os em até quatro vezes. Entendemos que a utilização da contabilidade, de seus recursos e de seus instrumentos empregados tanto para a exposição quanto para a análise da legislação e das políticas públicas que regulamentam, normatizam e administram o campo educacional brasileiro podem contribuir para melhorar as realidades escolares dos sujeitos que vivem e trabalham no campo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5306817333336487por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record