Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorLourenço, Ariane Baffa
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:54Z
dc.date.available2009-03-06
dc.date.available2016-06-02T19:38:54Z
dc.date.issued2008-04-30
dc.identifier.citationLOURENÇO, Ariane Baffa. Análise de mapas conceituais elaborados por alunos da oitava série do ensino fundamental a partir de aulas pautadas na teoria da aprendizagem significativa : a argila como tema de estudo. 2008. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2448
dc.description.abstractIn this work we analyze how and where extension student of the eighth series of the basic education of two public schools of the city São Carlos, conceptual maps from theoretical and experimental lessons elaborate, based in the theory of the Significant Learning, having as study subject the material clay. For the accomplishment of the research an initial study of characterization of two types of school clay was made, a white and another red. The results of this study had served as base for the elaboration of the course Clay, given in the regular period of lessons, in real situation of education in room. As instrument of evaluation of the learning reports and text had been used to elaborate by the students, questionnaire and conceptual maps. For the results we had that the use of texts and lessons elaborated based in the theory of the Significant Learning and the use of conceptual maps had assisted the learning of the students. The conceptual map was an efficient tool in the teach-learning process, therefore it allowed the students to identify and to relate the concepts between itself, and with too much concepts and examples, already existing in its cognitive structure, and to get a panorama of as its knowledge was structuralized. For the researcher, the map made possible to identify mistake ideas of the students, being able these to be worked individually, besides serving as evaluation instrument. For the results gotten in this work we evidence that it is possible to the teacher to use conceptual maps in its lessons, because this is a tool that assists in the process of teach-learning of the students, can be used as evaluation instrument and has good acceptance for the students.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectArgilapor
dc.titleAnálise de mapas conceituais elaborados por alunos da oitava série do ensino fundamental a partir de aulas pautadas na teoria da aprendizagem significativa : a argila como tema de estudopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Hartwing, Dácio Rodney
dc.description.resumoNeste trabalho analisamos como e em que extensão alunos da oitava série do ensino fundamental de duas escolas públicas da cidade de São Carlos, elaboram mapas conceituais a partir de aulas teóricas e experimentais, pautadas na teoria da Aprendizagem Significativa, tendo argila como tema de estudo. Para a realização da pesquisa foi feito um estudo inicial de caracterização de dois tipos de argila escolar, uma branca e a outra vermelha. Os resultados deste estudo serviram como base para a elaboração do curso Argila, ministrado no período regular de aulas, em situação real de ensino em sala. Como instrumento de avaliação da aprendizagem foram utilizados relatórios e texto elaborados pelos alunos, questionário dissertativo e mapas conceituais. Pelos resultados tivemos que o uso de textos e aulas elaboradas baseadas na teoria da Aprendizagem Significativa e o uso de mapas conceituais auxiliaram a aprendizagem dos alunos. O mapa foi uma ferramenta eficaz no processo de ensino-aprendizagem, pois permitiu aos alunos identificarem e relacionarem os conceitos entre si, e com demais conceitos e exemplos, já existentes em sua estrutura cognitiva, e obterem um panorama de como seu conhecimento estava estruturado. Para a pesquisadora, o mapa possibilitou identificar concepções equivocadas dos alunos, podendo estas serem trabalhadas individualmente, além de servir como instrumento de avaliação. Diante dos resultados obtidos neste trabalho constatamos que é possível ao professor utilizar mapas conceituais em suas aulas, pois esta é uma ferramenta que auxilia no processo de ensinoaprendizagem dos alunos, pode ser usado como instrumento de avaliação e tem boa aceitação pelos alunos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1241656328850074por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem