Show simple item record

dc.contributor.authorPereira, Aline de Cássia Damasceno
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:54Z
dc.date.available2008-07-11
dc.date.available2016-06-02T19:38:54Z
dc.date.issued2008-05-15
dc.identifier.citationPEREIRA, Aline de Cássia Damasceno. Aspectos da pedagogia no século XVII : um estudo comparativo entre João Amós Coménio e Alexandre de Gusmão. 2008. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2449
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectReforma protestantepor
dc.subjectJesuítaspor
dc.titleAspectos da pedagogia no século XVII: um estudo comparativo entre João Amós Coménio e Alexandre de Gusmãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bittar, Marisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703663J6por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções pedagógicas que embasam o pensamento de João Amós Coménio (1592-1670) e Alexandre de Gusmão (1629-1724). Para tanto, foram selecionadas suas obras de mais destaque, respectivamente: Didática Magna e Arte de Criar Bem os Filhos na Idade da Puerícia . Ambas foram elaboradas com uma finalidade: Coménio objetivava propor um método de ensino à luz da Reforma Protestante; Gusmão, missionário da Companhia de Jesus, produziu sua obra com o intuito de zelar pela formação cristã das famílias. Foram tomados como parâmetros os aspectos família, infância, escola e método. Quanto à infância, constatou-se que ambos consideram a criança imagem da inocência e a definem como uma tábua rasa, uma cera virgem, que pode ser moldada pela educação. Com relação à família, esta é enfatizada por Gusmão, enquanto base para formação da fé e da boa educação. No caso de Coménio, poucos são os momentos em que ele se dirige à questão familiar. Entretanto, considera que os pais são os primeiros educadores dos filhos. Sobre a escola, observa-se que, para Gusmão, a educação tem a finalidade de formar bons cidadãos para a República. Coménio, igualmente, afirma que a reforma social dar-se-á pela formação da juventude e que a educação deve ser para todos. A questão dos métodos pedagógicos perpassa toda a obra de Coménio. Para ele, a escola ideal deve formar o homem completo. Propõe um método universal e uma estrutura baseada nas fases de desenvolvimento infantil. Defende um ensino útil para a vida, aspecto também considerado por Gusmão, que poucas vezes refere-se às escolas. Desse modo observa-se que o binômio família-escola permanece indissociável nessas obras, modificando-se apenas o enfoque. A família é o centro da obra de Gusmão; Coménio volta-se pouquíssimas vezes para este aspecto. Entretanto, com relação à escola, Coménio discute essencialmente essa questão, ao passo que Gusmão quase não a menciona. Assim, pode-se concluir que a concepção reformista enfatiza o processo de escolarização, enquanto o princípio pedagógico jesuítico está intrinsecamente vinculado à formação familiar, sendo a escolarização apenas uma conseqüência do trabalho de evangelização empreendido.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3187024660814929por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record