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dc.contributor.authorCarneiro, Daniel Marostegan e
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:02Z
dc.date.available2009-10-30
dc.date.available2016-06-02T19:39:02Z
dc.date.issued2008-08-26
dc.identifier.citationCARNEIRO, Daniel Marostegan e. A construção das cidades: processos educativos em uma transformação urbana. 2008. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2494
dc.description.abstractThe cities building is interconnected to the logic of wealth s accumulation, guide of the capitalist society where we are in. In this way, the city comes up with segregated, divided and dominated spaces which do not allow good conditions for housings and urban infra-structure to a big quantity of people, giving new shapes and increasing the actual social inequality. This work understands the cities building as a complex relationship between a lot of social practices which interacts one to each other, sometimes more conflicting and sometimes less conflicting, and the study will be concentrated on the social practice urban transformations, carried through the public government, on regions occupied by low income s population . From the premise that on the social practices coexist educative process, through of what the participants of those practices learn and teach, this study looks to identify the educational process present on the social practice studied. The work characterize by it self as a qualitative research done from a case study, which configures as a urban area occupied by a low income s population, identified as Orfanato , located in the south area of São Carlos city, interior of São Paulo State. From the intervention of the municipal public government this occupation is being completely removed to a region in the other extreme of city, and what, besides the removal, contemplate the building of a housing state through the mutirão process that when putted families from some city s region together and under the municipal public government coordination, edify a new district. The removing process ends in an Orfanato's population dividing, where part of the population have engaged in the mutirão program and some have not. In the mentioned case, I demand to identify the educative process present in such urban transformation, with emphasis for those process that point to indicatives of inhabitant s autonomy of the Orfanato, meaning, conducting their own lives.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcesso educativopor
dc.subjectTransformação urbanapor
dc.subjectPráticas sociaispor
dc.subjectCidades educaçãopor
dc.subjectPlanejamento urbanopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectConstrução das cidadespor
dc.subjectEducative processeng
dc.subjectUrban transformationeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectSocial practiceseng
dc.subjectEducation-cityeng
dc.subjectCities buildingeng
dc.titleA construção das cidades: processos educativos em uma transformação urbanapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Waldenez de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3404769527869004por
dc.description.resumoA construção das cidades está interligada à lógica do acúmulo de riquezas, norte da sociedade capitalista em que estamos inseridos. Dessa forma, a cidade materializa espaços segregados, divididos e dominados, que não permitem o acesso a boas condições de habitação e infra-estrutura urbana para uma grande quantidade de pessoas, dando novos contornos e potencializando as desigualdades existentes na sociedade. Este trabalho entende a construção das cidades como uma relação complexa entre muitas práticas sociais que interagem entre si. Dentre elas, este estudo se foca na seguinte prática social: transformações urbanas, realizadas a partir de intervenções do poder público, em regiões ocupadas por populações de baixa renda. A partir da premissa de que nas práticas sociais coexistem processos educativos, através dos quais os integrantes de tais práticas aprendem e ensinam, este estudo procura identificar os processos educativos presentes na prática social estudada. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, realizada a partir do estudo de caso de uma área urbana ocupada por população de baixa renda, denominada Orfanato , que se localiza na região sul da cidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo. A coleta de dados da pesquisa foi realizada a partir de dois instrumentos principais, o diário de campo com anotações das inserções e as entrevistas com moradores, gravadas e transcritas. A partir da intervenção do poder público municipal, a ocupação em estudo está sendo integralmente removida para uma região no outro extremo da cidade, onde está sendo realizada a construção de um conjunto habitacional através de um processo de mutirão. No caso mencionado, procuro identificar os processos educativos presentes em tal transformação urbana, com ênfase para os processos que apontem para indícios de autonomia dos moradores do Orfanato, no sentido de conseguirem conduzir suas próprias vidas. A análise dos dados foi realizada a partir das seguintes categorias: Fracionamento, Transitoriedade, Construção de vínculos e Reorganização das relações.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2143112952254153por


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