Show simple item record

dc.contributor.authorSanchez, Melina Fernandes
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:02Z
dc.date.available2009-11-09
dc.date.available2016-06-02T19:39:02Z
dc.date.issued2009-02-27
dc.identifier.citationSANCHEZ, Melina Fernandes. Dança e música : por uma educação humanizadora em prática musical coletiva. 2009. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2495
dc.description.abstractThis Master s Dissertation introduces a dialogue between music and dance languages in a collective music practice context, more specifically in a community orchestra. With this purpose, the researcher, dancer and dance educator shares her own experiences in the field of Music Education and discusses the interaction developed with some members of the Experimental Orchestra of the Federal University of São Carlos (São Paulo state). The aim of this research is to discuss how experiences and reflections of dance activities can contribute for self perception, perception of the other and perception of music practice in order to benefit humanizing Education. The research includes eight movement themes related to the Choreological study proposed by Preston-Dunlop. They are: Body - whole and parts; Space kinesphere; Space octahedron; Space Shape; Space Projection; Dynamics Time; Dynamics Weight; and Relationships. The interaction meetings included experiences and reflections of dance activities. The methodological approach for the interaction was the context-based Art in Education/ Dance which articulates authors as Paulo Freire and Rudolf Laban main references in this research as well as Fiori, Gainza, Kater, Koellreutter and Marques. Results discuss the speeches from conversation circles proposed at the end of each interaction meeting. Presented in a discursive way, results include the researchereducator s reflections articulated with theoretical references, and point out the contributions of this process for self perception, perception of the other and perception of music collective practice.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectDança na educaçãopor
dc.subjectLaban, Rudolf Jean-Baptiste Attila, 1879-1958por
dc.subjectEducative-processeseng
dc.subjectMusic and danceeng
dc.subjectLaban and musiceng
dc.subjectDance in collective music practiceeng
dc.subjectPopular educationeng
dc.titleDança e música : por uma educação humanizadora em prática musical coletivapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Joly, Ilza Zenker Leme
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5569335876343450por
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado apresenta um diálogo entre as linguagens da música e da dança em contexto de prática musical coletiva, mais especificamente em uma orquestra comunitária. Para isso a pesquisadora, dançarina e educadora de dança compartilha suas experiências de inserção na Educação Musical e discute o processo de intervenção realizado com alguns integrantes da Orquestra Experimental da UFSCar Universidade Federal de São Carlos (SP) no primeiro semestre de 2008. A investigação qualitativa teve como objetivo discutir como a vivência e reflexão de atividades em dança podem contribuir para a percepção de si mesmo, do outro e do significado da prática musical em contexto de Orquestra Comunitária de modo a se constituir em uma Educação Humanizadora. A pesquisa aborda sete elementos do movimento relacionados ao estudo coreológico do movimento proposto por Valerie Preston-Dunlop. São eles: Corpo - partes e todo, Espaço - kinesfera, Espaço - Octaedro, Espaço Forma, Espaço - Projeção, Dinâmica -Tempo e Dinâmica - Peso. Estes temas foram selecionados pela pesquisadora a partir da sua inserção no campo onde teve oportunidade de identificar interfaces relevantes para a prática musical do grupo envolvido. Os encontros para intervenção incluíram vivência e reflexão de atividades de dança. Como base metodológica da intervenção foi adotada a Metodologia de Ensino Arte no Contexto/ Dança, que articula autores como Paulo Freire e Rudolf Laban referências centrais deste trabalho, bem como Fiori, Gainza, Kater, Koellreutter e Marques. Os procedimentos utilizados para registro dos dados foram diário de campo e filmagem. Os resultados discutem as falas presentes nas rodas de conversa propostas ao final de cada encontro de intervenção. Apresentados de forma discursiva, trazem reflexões da educadora-pesquisadora à luz do referencial teórico abordado ao longo do trabalho e apontam as contribuições desse processo para percepção de si mesmo, do outro e da prática musical coletiva.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3961342308379604por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record