dc.contributor.author | Brande, Carla Andréa | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:39:10Z | |
dc.date.available | 2004-12-09 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:39:10Z | |
dc.date.issued | 2003-12-15 | |
dc.identifier.citation | BRANDE, Carla Andréa. Produção de textos infantis e pesquisa colaborativa: a prática pedagógica e a aquisição do conhecimento da escrita.. 2003. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2536 | |
dc.description.abstract | This study describes the analysis of the evolution of texts written by children who
attend urban outskirts school, in the process of literacy, which happened due to a
collaborative relationship between the researcher and the classroom teacher. During this
collaboration process, teacher and researcher discussed and analysed pedagogical
intervention practices aiming the acquisition of children s writing competence. This
analysis of the children texts evolution points out the fact that, initially, their texts reflect
characteristics of oral narratives as well as information from writing objects that they are in
contact. Gradually, the children advance in the comprehension of the writing texts and start
to consider them as an autonomous object with particular characteristics. Some
methodological principles for the accomplishment of a work which aims the improvement
of children s writing texts are presented: conception of the language as a constructive
activity that assumes interactions among the children; the interactive activities allow the
children accomplish a work of reflection and experimentation on the written language; the
participation of the teacher provides the instrumentation of the children in the technical
aspects of the writing process; constant practice of production of texts. This way of giving
children the opportunity of developing their writing texts was built through the
collaborative work between the researcher and teacher in a process of dialogue and
reflection on pedagogical practice, constructing a shared knowledge and a process of
professional formation. | eng |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Produção de textos | por |
dc.subject | Formação continuada de professores | por |
dc.title | Produção de textos infantis e pesquisa colaborativa: a prática pedagógica e a aquisição do conhecimento da escrita. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Reyes, Cláudia Raimundo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4793476E9 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como tema central a análise da evolução da produção de textos
escritos por crianças de periferia urbana, em processo de alfabetização, o que foi propiciado
pelo trabalho de colaboração e parceria construído entre a pesquisadora e a professora da
classe estudada. Durante este processo de colaboração, professora e pesquisadora
discutiram e analisaram práticas de intervenção pedagógica que objetivaram a aquisição de
maior competência na escrita de textos pelos alunos. A análise da evolução da produção de
textos infantis aponta para o fato de que, inicialmente, as crianças produzem seus textos,
refletindo tanto características da narrativa oral quanto informações retiradas dos objetos
escritos com os quais tomam contato. Gradualmente, vão avançando na compreensão do
texto escrito e passam a trabalhá-lo como um objeto autônomo e com particularidades
próprias. São apontados alguns princípios metodológicos para a realização de um trabalho
voltado para o desenvolvimento da produção de texto infantil: a concepção de linguagem
como uma atividade construtiva, que supõe interações entre os sujeitos; as atividades
interativas permitem que as crianças realizem um trabalho de reflexão e experimentação
sobre a linguagem escrita; a interferência do professor pressupõe a instrumentalização das
crianças nos aspectos técnicos da escrita; prática constante de produção de textos. Este
caminho encontrado para propiciar às crianças oportunidades de desenvolverem seus textos
escritos foi construído por meio do trabalho colaborativo entre pesquisadora e professora
que caracterizou-se pela reflexão conjunta da prática pedagógica e pelo diálogo, permitindo
a elaboração de um conhecimento compartilhado e engendrando processos de formação
profissional. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4772049Z7 | por |