dc.contributor.author | Brito, Dorval dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:39:11Z | |
dc.date.available | 2004-12-13 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:39:11Z | |
dc.date.issued | 2004-05-25 | |
dc.identifier.citation | BRITO, Dorval dos Santos. Cursos de formação inicial de professores de química: uma análise das manifestações de professores da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos.. 2004. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2542 | |
dc.description.abstract | The purpose of this research work was to analyse and discuss the thematic of
the formation of teachers, making references to the contributions of the course of
licenciateship in Chemistry for professional learning, throught the survey and analysis of
the information showed by acting licensed teachers in Chemistry from the teaching
Regional Board of Directors from of São Carlos-SP.
For the accomplishment of the research work we started from data collected
by means of a frameworked questionnaire in two blocks: one corresponding to a personal
data/professional formation (academic) with seventeen questions and another about data
from the professional acting formation course with thirty-three questions, the composition
of the questionnaire was made most of open questions and some closed ones.
The questionnaire was answered by twenty-five acting licensed teachers in
Chemistry, on which, we would collect the opinion of those teachers about some aspects of
his/her process of formation and professional performance, that is, aspects referring to the
curriculum, the evaluation, the didactic/methodological procedures, a new standard
formation of (practice-reflexive) teachers, the difficulties and facilities found as a
professional, as well as his/her professional performance.
In the treatment of the collected data, we proceeded to a qualitative analysis
of the answers of the questionnaires through, the description of information obsained from
acting licensed teachers in Chemistry, we considered the information with similar
meanings, configuring in classes of quantified answers in frequencies and percentages.
According to the conclusions , it was clear that new ways must be
investigated in the formation of teachers. In spite of acting Chemistry teachers having
presented relevant and important aspects, they also pointed out some problems and
difficulties of critical form in relation to his/her formation from the licensed teacher in
Chemistry.
For being a research work with qualitative nature, the conclusions can not be
generalized, but they can be used in the understanding of similar situations that could occur
in the other contexts. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores - formação | por |
dc.subject | Química | por |
dc.title | Cursos de formação inicial de professores de química: uma análise das manifestações de professores da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Hartwing, Dácio Rodney | |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar e discutir a temática de
formação de professores, fazendo referências às contribuições do curso de Licenciatura em
Química para a aprendizagem profissional, através do levantamento e análise das
informações manifestadas pelos docentes licenciados em Química atuantes da Diretoria
Regional de Ensino de São Carlos-SP.
Para a realização do trabalho de pesquisa partimos de dados coletados por
meio de um questionário estruturado por dois blocos: um correspondente aos dados
pessoais/formação profissional (acadêmica) com dezessete questões; e outro sobre os dados
do curso de formação/atuação profissional com trinta e três questões. A composição do
questionário deu-se por questões abertas em sua maioria e algumas questões fechadas.
O questionário foi respondido por vinte e cinco professores licenciados em
Química, atuantes , no qual pudemos coletar a opinião destes sobre alguns aspectos de seu
processo de formação e atuação profissional, ou seja, aspectos referentes ao currículo, a
avaliação, aos procedimentos didáticos/metodológicos, a um novo modelo de formação de
professores (prático-reflexivo), as dificuldades e facilidades encontradas enquanto
profissional, bem como a sua atuação profissional.
No tratamento dos dados coletados, procedemos a uma análise qualitativa
das respostas dos questionários, através da descrição das informações obtidas dos
professores licenciados em Química atuantes. Consideramos as informações com
significados semelhantes configurando em classes de respostas quantificadas em
freqüências e porcentagens.
13
De acordo com as conclusões ficou nítido que novos caminhos devem ser
percorridos na formação de professores. Apesar dos professores de Química atuantes
apresentarem aspectos importantes e relevantes, apontaram também alguns problemas e
dificuldades de forma crítica em relação a sua formação. Juntamente às críticas surgiram
sugestões no sentido de modificar alguns aspectos para melhorar a formação do licenciado
em Química.
Por se tratar de um trabalho de pesquisa com natureza qualitativa, as
conclusões não podem ser generalizadas, porém utilizadas na compreensão de situações
semelhantes, que eventualmente ocorram em outros contextos. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |