Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCruz, Tatiane Severgnini da
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:43Z
dc.date.available2014-07-21
dc.date.available2016-06-02T19:39:43Z
dc.date.issued2014-02-18
dc.identifier.citationCRUZ, Tatiane Severgnini da. Uso dos recursos tecnológicos nas práticas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2714
dc.description.abstractThe integration of technological resources in teaching and learning process assigns to education a need for new thinking and sets new challenges to the routine of the classroom, leaving the teacher to review practices and concepts confront this issue. Given this situation, we conducted a qualitative research, as Lüdke and Andrew (1986) through a case study in a public school in the city of São Carlos - SP, with two active teachers in elementary education from the early years, with in order to answer the following question: What ideas have influenced the organization of pedagogical practices with technological resources of teachers in the early years of elementary school? Data were grouped into two angles: 1) the design of technological resources for teachers; and 2) Characterization of teaching practices with the use of technological resources. Our analyzes received theoretical background , mainly from Maurice Tardif , Maria Luiza Belloni , Vani Kenski Moreira , Vieira Pinto , Lion , Bernadette Gatti , Marcelo Garcia. Generally the teachers investigated using resources such as radio and television, which are dominated by them. Resources such as computers and data projectors are used by teachers with more fear; since these are equipments that they do not dominate. These and other aspects lead us to realize the importance of training teachers to use technological resources in a way that leverages the educational process, promoting student learning. Yet conducted a bibliographic study on digital database of thesis and dissertations to articulate the data found by analyzing the concepts and practices of the two teachers.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectProfessores -formaçãopor
dc.subjectRecursos tecnológicospor
dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.subjectTechnological resourceseng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectYears of primary schooleng
dc.titleUso dos recursos tecnológicos nas práticas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Monteiro, Maria Iolanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4189205834370563por
dc.description.resumoA integração dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem atribui à educação uma necessidade de novas reflexões e estabelece novos desafios ao cotidiano da sala de aula, cabendo ao professor rever práticas e conceitos referentes a essa questão. Realizamos o estudo numa escola pública da cidade de São Carlos - SP, com duas professoras atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de responder a seguinte questão: Quais concepções têm influenciado a organização de práticas pedagógicas com recursos tecnológicos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Os dados coletados foram agrupados em dois eixos de análise: 1) Concepção de recursos tecnológicos para as professoras; e 2) Caracterização das práticas de ensino com o uso dos recursos tecnológicos. Optamos pelo estudo de caso, com a abordagem da pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Para atender aos objetivos, além das entrevistas e da observação de aulas das professoras, foi realizado um levantamento bibliográfico nos bancos digitais de teses e dissertações nos Programas de Pós-Graduação em Educação de quatro universidades para a articulação dos dados. Nossas análises receberam subsídio teórico, principalmente, de Maurice Tardif, Maria Luiza Belloni, Vani Moreira Kenski, Vieira Pinto, Lion, Bernadete Gatti, Marcelo Garcia. De maneira geral, as professoras investigadas utilizam recursos como o rádio e a televisão, que são dominados por elas. Recursos como computadores e o datashow são utilizados com dificuldade pelas professoras, pois se tratam de equipamentos que elas não dominam. Esses e outros aspectos nos levam a perceber a importância da formação dos professores para que possam utilizar os recursos tecnológicos de uma forma crítica e que potencialize o processo educacional, promovendo a aprendizagem dos alunos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2164721782097194por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem