Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCarneiro, Aparecida Suelaine
dc.date.accessioned2016-06-02T19:42:35Z
dc.date.available2015-10-05
dc.date.available2016-06-02T19:42:35Z
dc.date.issued2015-02-25
dc.identifier.citationCARNEIRO, Aparecida Suelaine. Women and education: gender, race and identities. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2810
dc.description.abstractThis study aims to analyze the participation of women in education and its connection with the actions taken by the Brazilian feminist movement. The Brazilian education experiences the greater participation and better performance of women, however racial belonging, gender and sexuality are markers that result in inequalities observed in the persistence of disparities in education. Oral history is the methodology used to record the voices of six students of vocational high school of the state system school. Their life stories contains information on the understanding of being a woman in Brazilian society, in education, in the professional market, the determinants for the choice of technical courses as well as for understanding the sexual segregation residence in technical courses. The reports showed evidence of the presence of constituent processes of socialization of gender roles, hierarchies in professional careers, as well as the tensions that mark the entry of women in predominantly male courses. It is also noticed the lack of actions and achievements of the feminist movement that contributed to transformations in the lives of Brazilian women in recent decades, and little commitment to a political action in favor of women. We tried to explain the challenge of education for effective mechanisms to expand the future possibilities for women as well as for the construction of pedagogical practices committed to equality, freedom and fairness.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmulherespor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectfeminismopor
dc.subjectracismopor
dc.subjectdiscriminaçãopor
dc.subjectidentidadespor
dc.subjectmulheres - educaçãopor
dc.subjectidentidade de gênero na educaçãopor
dc.subjectmulheres condições sociaispor
dc.subjectwomeneng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectfeminismeng
dc.subjectracismeng
dc.subjectdiscriminationeng
dc.subjectidentitieseng
dc.titleMulheres e educação: gênero, raça e identidadespor
dc.title.alternativeWomen and education: gender, race and identitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mendonça, Viviane Melo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4827331651090223por
dc.contributor.referee1Marques, Waldemar
dc.contributor.referee1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782898J6por
dc.contributor.referee2Leite, Kelen Christina
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791631H1por
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a participação das mulheres na educação e sua conexão com as ações realizadas pelo movimento feminista brasileiro. A educação brasileira vivencia a maior participação e melhor desempenho das mulheres, contudo pertencimento racial, gênero e sexualidade são marcadores que resultam em desigualdades, observadas na persistência das assimetrias na educação. A história oral é a metodologia utilizada para o registro das vozes de seis estudantes do ensino médio profissional de escola da rede estadual. Suas histórias de vida aportam informações sobre a compreensão do ser mulher na sociedade brasileira, na educação, no mercado profissional, sobre os determinantes para as escolhas dos cursos técnicos, assim como para a compreensão da permanência da segregação sexual nos cursos técnicos. Os relatos permitiram constatar a presença de processos de socialização constitutivos dos papéis sexuais, as hierarquias nas carreiras profissionais, assim como as tensões que marcam a entrada das mulheres em cursos majoritariamente masculinos. Percebeu-se também o desconhecimento das ações e conquistas do movimento feminista que contribuíram com transformações ocorridas na vida das mulheres brasileiras nas últimas décadas, e o pouco compromisso com uma atuação política em prol das mulheres. Buscou-se explicitar o desafio da educação para a efetivação de mecanismos que ampliem as possibilidades de futuros para as mulheres, assim como para a construção de práticas pedagógicas comprometidas com a igualdade, a liberdade e a equidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4637577525739358por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem