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dc.contributor.authorCampos, Juliane Aparecida de Paula Perez
dc.date.accessioned2016-06-02T19:44:03Z
dc.date.available2008-04-22
dc.date.available2016-06-02T19:44:03Z
dc.date.issued2006-11-13
dc.identifier.citationCAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez. Social Skills Program for People with Deficiencies in Job natural situations. 2006. 164 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2842
dc.description.abstractSome social skills are crucial to contribute to friendship formation, social support and work satisfaction; moreover, the social skilled behaviors have been identified as a pre requisite for workers with disabilities to have a good performance and to maintain their jobs in the competitive world. The main objective of the present research was to elaborate, to apply and to analyze the effects of a Social Skills Program for Work (PHST) with workers with physical and mental deficiency in natural work situations. The selection of the participants took place after a initial study about the instrument construction on social abilities. The selected workers to participate in this study were one female and two males, with ages ranging from 21 to 36 years old. In order to characterize the selected participants it was used a questionnaire about professional performance and a structured interview. In order to achieve the study objective, a multiple probe design was employed baseline, intervention and probes), being the PHST the independent variable and the quality of performance on social skills was the dependent variable evaluated by the instrument: PRQDHS: Protocol to register the level of performance quality on social skills throughout the experimental design. The results indicated a gradual increase in the performance of social skills, such as: to question if there were things to do; to offer and ask for help; to talk about personal needs. Those aspects were worked with participants and their job colleagues. Since this area is nationally still under investigation, other studies are suggested as well as a training of the job colleagues in the promotion of social repertoires of workers with deficiencyeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectTreinamento em habilidades sociaispor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectAmbiente naturalpor
dc.subjectMercado de trabalhopor
dc.subjectProfissionalizaçãopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectSocial skillseng
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectDeficiencyeng
dc.subjectNatural situation workeng
dc.titlePrograma de habilidades sociais em situação natural de trabalho de pessoas com deficiência : análise dos efeitospor
dc.title.alternativeSocial Skills Program for People with Deficiencies in Job natural situationseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria Amélia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797738E5por
dc.description.resumoAlgumas habilidades sociais são cruciais no sentido de contribuir para a formação de amizades, apoio social e satisfação no trabalho; além de que os comportamentos socialmente habilidosos têm sido identificados como requisito à performance e manutenção do trabalhador com deficiência no emprego competitivo. A presente pesquisa teve por objetivo geral elaborar, aplicar e analisar os efeitos de um Programa de Habilidades Sociais para o Trabalho (PHST) junto a trabalhadores com deficiência mental ou física, em situação natural de trabalho. A seleção dos participantes foi seguida por um estudo preliminar, a partir da construção de um instrumento de avaliação do repertório de habilidades sociais. Os trabalhadores selecionados para este estudo foram três pessoas, sendo uma do sexo feminino e duas do masculino, com idade variando entre 21 a 36 anos. Na caracterização dos participantes selecionados foram utilizados como instrumentos: questionário sobre desempenho profissional e entrevista semi-estruturada. Para a efetivação dos objetivos deste estudo, empregou-se um delineamento experimental de múltiplas sondagens (linha de base, sondagens, intervenção), sendo o PHST a variável independente, tendo como critérios a aplicação de técnicas e princípios da Análise do Comportamental em situação natural de trabalho dos participantes. Já o nível de qualidade no desempenho das habilidades sociais-alvo constituiu a variável dependente, avaliado a partir do instrumento: PRQDHS - Protocolo para registro de nível de qualidade no desempenho de habilidades sociais, ao longo do delineamento experimental. Os resultados indicaram que houve um aumento gradual, por parte dos participantes, na qualidade do desempenho de determinadas habilidades sociais, tais como: perguntar se havia algo para fazer, oferecer e solicitar ajuda, falar sobre suas necessidades pessoais. Tais aspectos foram trabalhados junto aos participantes, como também junto aos colegas de trabalho. Por se tratar de uma área ainda pouca explorada no panorama nacional, sugere-se outras pesquisas, bem como a capacitação dos colegas de trabalho na promoção do repertório social dos trabalhadores com deficiência mais intensiva junto aos colegas de trabalho, enquanto suportes naturais dos trabalhadores com deficiência na promoção do repertório socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3169299095370522por


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