Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorVital, Maria Lucia Naime Vidal
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:05Z
dc.date.available2009-08-11
dc.date.available2016-06-02T19:46:05Z
dc.date.issued2008-02-29
dc.identifier.citationVITAL, Maria Lucia Naime Vidal. Programa de capacitação de estudantes de Psicologia para promoção do desenvolvimento de bebês de risco. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3019
dc.description.abstractDuring the infant development, some risks are caused by internal and external conditions, with are dependent of the environment. Because of the lack of intervention in a troubled familiar environment or in a deficient institutional care, the babies at risk can show a damaged development. Brazilian daycare center privileges hygiene and primary care neglecting children education and their intervention. The present research intents to qualify students of Psychology College that wok with babies at risk to promote infantile development though play sessions. The collected data were extracted from intervention planning, reports and videos made during the execution of the play activities. The data referring to the babies were obtained through the application of the Operationalized Portage Inventory. The results will be compared with each individual performance during the intervention program, regarding to the students even the babies of the Inventory Portage.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectEstimulação precocepor
dc.subjectProgramação de ensinopor
dc.subjectInventário Portagepor
dc.subjectBrincadeirapor
dc.subjectPortage Operacionalizadopor
dc.subjectBebês de riscopor
dc.subjectBabies at riskeng
dc.subjectEarly interventioneng
dc.subjectPlayeng
dc.subjectDevelopment promotioneng
dc.subjectOperationalized Portage Inventoryeng
dc.titlePrograma de capacitação de estudantes de Psicologia para promoção do desenvolvimento de bebês de riscopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gil, Maria Stella Coutinho de Alcântara
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1673770301699940por
dc.description.resumoOs riscos no desenvolvimento infantil podem ser originados por causas internas ou externas, entre elas as condições precárias ou adversas do ambiente. Os chamados bebês de risco são crianças que podem vir a ter o desenvolvimento prejudicado pela falta de estimulação necessária, por dificuldades no âmbito familiar, ou mesmo pelo cuidado institucionalizado deficiente. Nas creches públicas brasileiras, o foco principal ainda é o atendimento às necessidades básicas de higiene e alimentação do bebê, negligenciando-se, muitas vezes, a educação e a estimulação do desenvolvimento deste. A brincadeira como forma de estimulação do desenvolvimento infantil é alvo de diversos estudos na área por tratar-se de uma estimulação prazerosa e natural para os adultos e para os bebês. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo capacitar alunos das disciplinas Serviço e Intervenção em Psicologia Estimulação de Bebês de Risco em Creches , que trabalham diretamente com bebês de risco, a promover o desenvolvimento desses bebês por meio da brincadeira. Os dados referentes aos alunos foram coletados por meio de planejamentos de atividades de estimulação, registro em vídeo da execução dessas atividades e relatório das mesmas. Os dados referentes aos bebês foram obtidos pela aplicação do Inventário Portage Operacionalizado. Os resultados serão apresentados comparando-se o desempenho de cada sujeito ao longo do programa de capacitação, tanto para os alunos da disciplina Serviço e Intervenção em Psicologia, como para os bebês avaliados pelo Inventário Portage.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0680905918041216por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem