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dc.contributor.authorCarvalho, Thaiz Angelino
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:09Z
dc.date.available2010-01-15
dc.date.available2016-06-02T19:46:09Z
dc.date.issued2009-03-23
dc.identifier.citationCARVALHO, Thaiz Angelino. Habilidades sociais em profissionais com deficiência incluídos em ambiente organizacional: estudos de caso. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3044
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectHabilidades sociaispor
dc.subjectComportamento organizacionalpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAmbiente organizacionalpor
dc.titleHabilidades sociais em profissionais com deficiência incluídos em ambiente organizacional: estudos de casopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria Amélia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797738E5por
dc.description.resumoO processo de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho vem ganhando espaço a cada dia. A Lei de Cotas, que favorece esta inserção, está sendo aplicada e por isso surge a necessidade das empresas em efetivar a inclusão dessa população no mercado de trabalho. O favorecimento do processo de inclusão de pessoas com deficiência está sendo visado, atualmente, como grande campo de trabalho. O contexto de trabalho não é composto apenas de competentes profissionais e técnicos. Assim, o presente estudo teve como objetivo descrever as habilidades sociais dos profissionais com deficiência, incluídos em ambiente organizacional. O estudo foi realizado com 10 trabalhadores com deficiência (4 com deficiência física, 4 com deficiência auditiva e 2 com deficiência visual) . Para tanto, foi aplicado o IHS - Inventário de Habilidades Sociais, na sala de treinamento da própria empresa. Após esta aplicação teve-se um momento de vivências e jogos em grupo para que o contato fosse mais próximo e subjetivo, também na sala de treinamento da empresa durante 8 horas seguidas. Os resultados obtidos indicaram que os trabalhadores apresentaram um repertório de comportamentos interpessoais na maioria, com habilidades sociais com níveis de desempenho menor do que a média padrão. Tanto os trabalhadores com deficiência visual quanto os trabalhadores com deficiência física apresentaram resultados de melhor repertório em alguns fatores, tais como no fator 4 (auto-exposição a desconhecidos ou situações novas) do IHS Inventário de Habilidades Sociais. De forma geral, os trabalhadores com deficiência física apresentaram repertório superior nos pontos avaliados quando comparados aos trabalhadores com deficiência auditiva e visual.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0524792810001029por


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