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dc.contributor.authorPadovani, Ricardo da Costa
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:17Z
dc.date.available2012-03-29
dc.date.available2016-06-02T19:46:17Z
dc.date.issued2003-03-31
dc.identifier.citationPADOVANI, Ricardo da Costa. Problem solving with young offenders. 2003. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3089
dc.description.abstractYoung offenders have always marked their presence in society, and constitute in a universal phenomenon. The goal of the present study involves the evaluation of an intervention program of young offenders based in the promotion of problem-solving skills aimed at improving their psycho-social well-being. The project s final goal involves the decrease of delinquent acts as a result of the intervention. The four male participants took part of NAI (Integrated Support Center), a temporary detention center for offenders in the city of São Carlos. Instruments used to assess psychological well-being were: Individual Interview, participants Weekly Self-reports, The Anger Disorder Scale, Beck Depression Inventory, Self-image Scale in addition to a Satisfaction with Treatment Questionnaire and monitoring of juvenile offenses. The intervention program consisted of 10 sessions, being 3 preintervention ones and 7 intervention sessions, which were daily and had one-hour duration. Besides problem-solving strategies, other techniques involved were: relaxation techniques, dysfunctional thoughts analysis, a functional analysis of impulsive/ aggressive behaviors, anger management, assertiveness training and time-out. Interviews provided rich data about the participants profile which were characterized as low-educational status, history of family violence and multiple offenses. Results indicated that two participants decreased their anger after the intervention; self-image was high since the study s beginning and all four presented a lower depression level. Follow-up data was obtained with only 2 participants, illustrating difficulties associated in working with this population.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDelinqüência juvenilpor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectInfratorespor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectYoung offenderseng
dc.subjectInterventioneng
dc.titleResolução de problemas com adolescentes em conflito com a lei: uma proposta de intervençãopor
dc.title.alternativeProblem solving with young offenderseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6962646759651464por
dc.description.resumoAdolescentes em conflito com a lei sempre fizeram presença em nossa sociedade. O jovem envolvido em atos infracionais é um fenômeno universal. O objetivo de pesquisa consiste em avaliar um programa de intervenção para adolescentes em conflito com a lei, baseado na promoção de habilidades de resolução de problema com vistas à contribuir para uma melhora em seu bem estar psicossocial. O que se espera, em última análise, é uma possível diminuição dos atos infracionais em decorrência do programa de intervenção. Os quatro participantes faziam parte do regime de internação provisória do NAI (Núcleo de Atendimento Integrado) da cidade de São Carlos. Os instrumentos utilizados para avaliar o bem estar foram: Entrevista Individual, Auto-relato semanal dos participantes, Escala de Raiva, Escala de Depressão de Beck, Escala de Auto-estima, além de um Questionário de Satisfação com o Atendimento e Monitoramento das infrações. O programa de intervenção consistiu de 10 sessões, sendo três sessões na fase de pré-teste e sete sessões na fase de intervenção propriamente dita. As sessões eram, geralmente, diárias com duração média de uma hora cada. Além de técnicas e estratégias de resolução de problemas, as principais estratégias empregadas nessa fase foram: técnicas de relaxamento, análise de pensamentos disfuncionais, análise funcional de comportamento impulsivo/ agressivo, treino de controle da raiva, treino de assertividade e time-out. As entrevistas forneceram dados ricos sobre os perfis dos participantes caracterizados por pouca escolaridade, histórico de violência e múltiplas infrações. Os resultados indicaram que dois participantes diminuíram os escores de raiva após a intervenção, a auto-estima manteve-se alta desde o início e todos apresentaram uma diminuição no escore de depressão. O Follow-up foi realizado apenas com dois participantes, evidenciando a dificuldade de se trabalhar com essa população.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5442923292795249por


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