Show simple item record

dc.contributor.authorMarques, André Eduardo
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:25Z
dc.date.available2013-09-04
dc.date.available2016-06-02T19:46:25Z
dc.date.issued2013-02-26
dc.identifier.citationMARQUES, André Eduardo. Rodas de conversa: uma proposta para aprimorar a prática docente em educação física escolar. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3145
dc.description.abstractThe inclusion of students with disabilities in regular education is a reality and Physical Education is one of the responsible subjects for this process to occur. Physical Education and disabled people have suffered segregation and exclusion and have been facing great difficulties in the paradigm of inclusion. Hence, some questions arise: How is the process of inclusion of disabled students in Physical Education classes happening? What are the difficulties of the Physical Education teacher when facing the inclusion of these students? Such questions conducted the research, which is aimed at: investigating (alongside teachers from local elementary schools in a city in the State of São Paulo in classrooms with disabled students in the inclusion process) how the inclusion of these students is happening; verifying the difficulties encountered in professional practice; then, sensitizing Physical Education teachers, using group chats to share experiences and knowledge related to daily classes. The adopted methodology for this study was a descriptive qualitative research. Semi-structured interviews were performed with principals of municipal schools, resource room teachers and Physical Education teachers in classrooms with disabled students; observation and recording of physical education classes were also carried, as group chats with teachers, who then exchanged experiences and knowledge. The interviews were recorded, transcribed and analyzed in the form of meaning units. It was possible to notice that the Department of Education (through the Division of Special Education) and school directors know that much has to be done so that the school becomes a place of valuing differences. Thus, we are able to suggest improvements and discuss problems related to needs the school system presents.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectRodas de conversapor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectInclusion, Chat groupseng
dc.titleRodas de conversa: uma proposta para aprimorar a prática docente em educação física escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Denari, Fátima Elisabeth
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5575213011914394por
dc.description.resumoAtualmente, a inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino é uma realidade, e a Educação Física Escolar como parte do currículo é uma das responsáveis para que este processo ocorra da melhor forma possível. A Educação Física Escolar e as pessoas com deficiências vêm passando por momentos de segregação e exclusão em suas histórias e vêm enfrentando grandes dificuldades frente ao paradigma da inclusão. Daí, surgem algumas questões: como está ocorrendo este processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física? Quais as dificuldades do professor de Educação Física frente à inclusão deste aluno? Tais questões instigaram a pesquisa realizada, que teve por objetivos: investigar, junto a professores de Educação Física que ministram aulas no Ensino Fundamental (em escolas municipais de uma cidade do interior de São Paulo em salas com alunos com deficiência em processo de inclusão), como vem ocorrendo a inclusão desses alunos; bem como, verificar as dificuldades encontradas em sua atuação profissional; e em seguida, sensibilizar os professores de Educação Física, utilizando rodas de conversa para trocar experiências e conhecimentos relacionados ao cotidiano das aulas dessa matéria, levando em consideração suas habilidades e vivências pessoais. A fundamentação metodológica adotada nesta pesquisa foi a pesquisa qualitativa de natureza descritiva. Deste modo, foram realizadas: entrevistas semiestruturadas com diretores das escolas municipais, professores das salas de recurso e professores de Educação Física em salas com aluno com deficiência; observação e registro das aulas de Educação Física; e rodas de conversa com os professores, contribuindo para o aprimoramento profissional. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas sob a forma de unidades de significado. Foi possível notar que tanto a Secretaria de Educação, por meio da Divisão de Educação Especial, como as diretoras das escolas sabem que muito deve ser realizado para que a escola se torne um local de valorização das diferenças. Assim, sugere-se a necessidades de melhoria do sistema escolar e a discussão das dificuldades dos professores relacionadas às necessidades que a rede de ensino apresenta.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1523176029844918por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record