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dc.contributor.authorLoureiro, Aline Dozzi Tezza
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:25Z
dc.date.available2013-09-09
dc.date.available2016-06-02T19:46:25Z
dc.date.issued2013-04-29
dc.identifier.citationLOUREIRO, Aline Dozzi Tezza. A educação especial no município de Porto Ferreira-SP: 1972 a 2011. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3147
dc.description.abstractThe number of students with disabilities in schools is increasing every year due to government support, both for the public school as to private institutions. Thinking about it, this research was carried out to understand the organization and operation of Special Education in Porto Ferreira, Brazil. The authors substantiate this research work in a critical perspective (Saviani, Januzzi, Ferraro, Gatti). Methodology used in document analysis of all documents relating to special education in the municipality (laws, decrees, minutes of meetings, newspaper accounts municipal, school census data), as well as the use of interviewing people related to special education. The results point towards: a) the importance of the private institution, the philanthropic (Association of Parents and Friends of Handicapped-APAE) has since its inception until the present day, b) the absence of a project political intended for students with disabilities in primary schools in the municipality, c) the "absence" of a social movement of persons with disabilities in the county searched.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionaispor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectAssociation of Parents and Friends of Exceptional Childreneng
dc.titleA educação especial no município de Porto Ferreira-SP: 1972 a 2011por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caiado, Kátia Regina Moreno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803778280883949por
dc.description.resumoO número de alunos com deficiência matriculados nas escolas vem aumentando a cada ano, devido aos apoios do governo, tanto para a escola pública como para as instituições privadas. Pensando nisso, esta pesquisa teve com objetivo compreender a organização e o funcionamento da Educação Especial no município de Porto Ferreira, SP. Os autores que fundamentaram esta pesquisa trabalham em uma perspectiva crítica (Saviani, Januzzi, Ferraro, Gatti). Na metodologia utilizamos análise documental de todos os documentos referentes à educação especial no município (leis, decretos, atas de reuniões, notícias dos jornais municipais, dados do censo escolar), bem como o uso de entrevista de pessoas ligadas a educação especial. Os resultados obtidos apontam no sentido de constatarmos: a) a importância que a instituição privada, de cunho filantrópico (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE) tem desde sua criação, até os dias de hoje; b) a ausência de um projeto político destinado aos alunos com deficiências nas escolas básicas do município; c) a ausência de um movimento social das pessoas com deficiências no município pesquisado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3140086912148205por


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