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dc.contributor.authorSacramento, Beatriz Coletti do
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:31Z
dc.date.available2015-04-01
dc.date.available2016-06-02T19:46:31Z
dc.date.issued2015-03-20
dc.identifier.citationSACRAMENTO, Beatriz Coletti do. Identificação de brincadeiras e jogos como consequências de comportamentos de escolha para crianças. 2015. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3181
dc.description.abstractSocial behavior can be defined as the behavior of two or more people, one over the other, or all together through a common environment. The aim of this study was to identify if the pictures that represent plays and games could function as reinforcers to typical children and also for children with deficits in social behavior and learning problems. In the first experiment, the participants were six children with deficits in social behavior and learning problems. The experimental stimuli were two geometrical figures and 12 pictures of two adults playing. Daily preference assessments were made, and then, the participants performed a task in which they had to chose between two geometrical figures, a square or a circle, with one of the figures assigning with a S+ function while the other with a S- function. After the participants select one of the two geometrical figures they could have the opportunity to engage in play represented picture considered the most preferred on the previous preference assessment phase. In the second experiment, the participants were three children with typical development and the experimental stimuli were the same geometrical figures used in the first experiment, and new pictures that representing games (apps) for Tablet. Following the preference assessment, after selecting a geometrical figure, was given to the participants the opportunity to engage in the game with the Experimenter 2, represented in the most preferred picture of them. The dependent variable was the percentage of times that the participant chose a particular geometrical figure per session. The results of this study demonstrate that play and games as a reinforcing function can be identified using a preference assessment with pictures. This procedure can be conducted quickly and with relatively low cost response. This research demonstrated the importance in of offering opportunities for choice and contact with plays for typical children and also children with deficit in social behavior and learning problems shown that plays and games were reinforcers.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAnálise do comportamentopor
dc.subjectPreferênciapor
dc.subjectReforçamentopor
dc.titleIdentificação de brincadeiras e jogos como consequências de comportamentos de escolha para criançaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Goyos, Antônio Celso de Noronha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3407008711535651por
dc.description.resumoO comportamento social pode ser definido como comportamento de duas ou mais pessoas, uma em relação à outra, ou em conjunto em relação a um ambiente comum. O objetivo deste estudo foi identificar se fotos que representam brincadeiras e jogos poderiam funcionar como reforçadores para crianças típicas, com déficits em comportamentos sociais e problemas de aprendizagem. No Experimento 1, os participantes foram seis crianças com déficit em comportamentos sociais e problemas de aprendizagem, os estímulos experimentais foram duas figuras geométricas, e 12 fotos de dois adultos engajando-se em brincadeiras. Foram realizadas avaliações de preferência diárias, e em seguida à elas, os participantes realizavam uma tarefa em que escolhiam entre duas figuras geométricas sendo que uma das figuras apresentava a função de S+ e outra a função de S-. Após selecionar uma das figuras geométricas, era dada aos participantes a oportunidade de engajar-se na brincadeira representada na foto de sua maior preferência (avaliada na fase anterior de avaliação de preferência). No Experimento 2, os participantes foram três crianças com desenvolvimento típico, sendo os estímulos experimentais as mesmas figuras geométricas utilizadas no Experimento 1, e novo fotos de jogos (aplicativos) para Tablet. Em seguida à avaliação de preferência, após selecionar uma das figuras geométricas, era dada aos participantes a oportunidade de engajar-se no jogo com o Experimentador 2, representado na foto de sua maior preferência. A variável dependente foi a porcentagem de vezes que o participante escolheu um determinado formato geométrico por sessão. Os resultados desse estudo demonstraram que brincadeiras e jogos com função reforçadora podem ser identificados usando uma avaliação de preferência com fotos. Esse procedimento pode ser conduzido de maneira rápida, e com relativo baixo custo de resposta. A presente pesquisa demonstrou a importância em se oferecer oportunidades de escolha e oportunidades de contato com brincadeiras a crianças típicas e também com baixa socialização e problemas de aprendizagem, demonstrando que as brincadeiras e jogos foram reforçadores.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9721800295748514por


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