Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGodinho Filho, Moacir
dc.date.accessioned2016-06-02T19:49:58Z
dc.date.available2004-08-15
dc.date.available2016-06-02T19:49:58Z
dc.date.issued2001-11-19
dc.identifier.citationGODINHO FILHO, Moacir. Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura: configuração, relações com planejamento e controle da produção e estudo exploratório na indústria de calçados.. 2001. 286 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2001.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3293
dc.description.abstractThis work presents a new concept in Production Management field: Manufacturing Management Strategical Paradigms (MaMSPs). The main MaMSPs are identified: Modern Mass Production (MMP), Lean Manufaturing (LM), Responsive Manufacturing (RM), Mass Customization (MC) and Agile Manufacturing (AM). Relationships between these paradigms and manufacturing strategic goals and between the paradigms and important aspects o Production Control are proposed, providing a strategic approach to Production Management. Regarding each specific paradigm, this work reaches some important goals: it shows that Mass Production is still used in brazilian shoe industry, with some differences regarding Fordism. Relating LM, a literature review on this matter is structured according to four key elements of all MaMSP. Regarding RM, we propose a new methodology for design and implementation of RM. This methodology focuses on Production Control activities, which we consider the key to reach responsiveness. Regarding MC and AM we differentiate these paradigms. This differentiation contributes to diminish some concepts confusion about these paradigms. In this work we also propose two other methodologies: i) to identify the MaMSP used for a company; ii) to identify the most suitable MaMSP for a company. Both methodologies are illustrated in six case studies on brazilian shoe industry. Using both methodologies in a coordinated way provides a correct strategic position for companies. Finally, we conclude that this work contributes with Production Management field through the proposition of some methodologies regarding Manufacturing Strategy and Production Planning and Control.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministração da produçãopor
dc.subjectPlanejamento e controle da produçãopor
dc.subjectEstratégia de produçãopor
dc.subjectIndústria do calçadopor
dc.titleParadigmas estratégicos de gestão da manufatura: configuração, relações com planejamento e controle da produção e estudo exploratório na indústria de calçados.por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Flavio Cesar Faria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781303D7por
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o conceito de Paradigmas Estratégicos de Gestão da Manufatura (PEGEMs), analisando os principais PEGEMs existentes atualmente em Gestão da Produção: Manufatura em Massa Atual (MMA), Manufatura Enxuta (ME), Manufatura Responsiva (MR), Customização em Massa (CM) e Manufatura Ágil (MA). Os PEGEMs fornecem uma visão estratégica à Gestão da Produção, uma vez que apresentamos um modelo que relaciona estes paradigmas a objetivos estratégicos da manufatura, bem como apresentamos um relacionamento entre os PEGEMs e importantes aspectos do Controle da Produção. Com relação a cada PEGEM especificamente esta tese cumpre alguns objetivos importantes. Mostra que a MMA ainda é utilizada na indústria de calçados brasileira, com algumas características diferentes da Manufatura em Massa Fordista. Referente à ME esta tese estrutura este paradigma de acordo com os quatro elementos chave dos PEGEM. Com relação à MR, este trabalho apresenta uma proposta inédita para o projeto e implementação deste paradigma em empresas. Esta proposta foca as atividades de Controle da Produção, as quais acreditamos serem vitais para a responsividade. Referente à CM e à MA, este trabalho apresenta uma distinção clara entre esses dois paradigmas, a qual não aparece na literatura e serve para verificar que cada um deles está focado em objetivos estratégicos diferentes, formando portanto dois PEGEMs diferentes. Para complementar esta tese, são propostas metodologias para se identificar o PEGEM que uma empresa utiliza, bem como o PEGEM mais adequado para determinada empresa. Ambas as metodologias são ilustradas e verificadas em seis estudos de caso na indústria de calçados. A utilização conjunta das duas metodologias permite um correta posicionamento estratégico da empresa. Finalmente podemos dizer que, por meio das propostas apresentadas, esta tese traz importantes contribuições ao preenchimento de uma lacuna na Gestão da Produção que é a falta de integração entre Estratégia da Produção e Planejamento e Controle da Produção.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6136685270563354por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem