Show simple item record

dc.contributor.authorHallgren, Nadir Ramos de Almeida
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:29Z
dc.date.available2004-08-15
dc.date.available2016-06-02T19:51:29Z
dc.date.issued2003-09-22
dc.identifier.citationHALLGREN, Nadir Ramos de Almeida. Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3538
dc.description.abstractThis work was elaborated from a bibliography review in which were extracted elements explored and used by the researcher in the context of a new perspective that served as base for the proposal of an integrated and ample pattern about learning organizations. With this new pattern the researcher elaborated a tool in order to use it as a reference for initiatives in companies, both for valuation or diagnosis and for implementation guide of this management pattern. The function of the mentioned pattern, which was called FADOA, is to become a great facilitator of practical and/or strategic use for companies and for people who study the theme, especially, because of its capacity to evidence a very synthetic and very simple classification index of the company development level from the complex universe of the learning organizations. Since the beginning of this work there was preoccupation about simplifying without reducing, in other words, to transform a complex thing in a simple one without promoting a linear and poor reduction, following the orientation of the anthropologist LÉVI-STRAUSS (1990) and always considering that the scientific explanation is not the way of the complex fact to the simple one, but the trail to make complexity more intelligible. The pattern was put into practice and it was successful at the company called Caterpillar do Brasil Ltda.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpor
dc.subjectAprendizagem organizacionalpor
dc.subjectOrganizações de aprendizagempor
dc.subjectDignóstico empresarialpor
dc.subjectLearning organizationeng
dc.subjectOrganizational learningeng
dc.titleModelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alliprandini, Dário Henrique
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4793463T7por
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica, em que foram extraídos elementos que foram explorados e utilizados pela pesquisadora no contexto de uma nova perspectiva de abordagem conceitual que embasou a proposta de um modelo amplo e integrado sobre organizações de aprendizagem. Deste novo modelo a pesquisadora estruturou uma ferramenta com o objetivo de que sirva como referência para iniciativas dentro das empresas tanto para avaliação e diagnóstico, como para guia de implementação deste modelo de gestão. A função do modelo mencionado, que foi denominado FADOA, é tornar-se um grande facilitador de uso prático e/ou estratégico para as empresas e para os estudiosos do tema, principalmente por conseguir fazer emergir um índice de classificação do nível de desenvolvimento empresarial muito sintético e muito simples do complexo universo das organizações de aprendizagem. Houve, desde o início do trabalho, a preocupação de simplificar sem reduzir, ou seja, tornar simples o complexo sem cair no reducionismo linear, seguindo a orientação do antropólogo LÉVI-STRAUSS (1990) lembrando sempre que a explicação científica não é o caminho do complexo ao simples, mas sim a trilha para tornar a complexidade mais inteligível. O modelo de ferramenta foi aplicado, com sucesso, na Caterpillar do Brasil Ltda.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record