Show simple item record

dc.contributor.authorCastilho, Flaviane Tavanti
dc.date.accessioned2016-06-02T19:52:15Z
dc.date.available2006-07-03
dc.date.available2016-06-02T19:52:15Z
dc.date.issued2006-02-07
dc.identifier.citationCASTILHO, Flaviane Tavanti. Organização dos produtores para a comercialização da laranja: o caso do pool de produtos de Matão-SP.. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3812
dc.description.abstractThis paper presents a study about a group of orange producers whose purpose is the sale of the production to a processing industry. It is necessary to analyse the strategies adopted by small orange procucers from Matão-SP. The objective is to characterize the performance of this group regarding to the trade of the fruit with the industries. The specific objectives of the research consist in identify the reasons for the group formation and their permanence in the informality, as well as to see if the commercialization of the production made through pool is advantageous to the producers, and to identify how the relations are established among the group during the period of orange production and commercialization. The methodology used was the qualitative research and the case study, and the procedure adopted to the search of the information were interviews with the producers. The hypotesis is that the commercialization of the orange made through pool is more advantageous economically when it is made alone. It was seen that the analysed pool doesn t influence the prices, like that, the organization through pool isn´t advantageous in financial terms, but it presents benefits in terms of behavior, because the producer feels better and safer before industry, because he is delegating to the group leader the function of commercialize his production. Considering the results, it´s possible to say that the hytpotesis was confirmed because the commercialization through pool brings economic advantages to the producer, but benefits him in other aspects like representation and security during negotiation. Key-words: citriculture, pools of producers, small producers, commercialization, action in groups.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrganização da produçãopor
dc.subjectSistema agroindustrial da laranjapor
dc.subjectCitriculturapor
dc.subjectPools de produtorespor
dc.subjectPequenos produtorespor
dc.subjectComercializaçãopor
dc.subjectAção coletivapor
dc.titleOrganização dos produtores para a comercialização da laranja: o caso do pool de produtos de Matão-SP.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nantes, José Flávio Diniz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1900976112613026por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre um grupo informal de produtores de laranja cuja finalidade é a venda conjunta da produção à indústria processadora. Trata-se de analisar as estratégias adotadas por um pool de pequenos produtores de laranja do município de Matão-SP. O objetivo é caracterizar a atuação desse grupo no que se refere à comercialização da fruta junto às indústrias. Os objetivos específicos da pesquisa consistem em identificar os motivos para a formação do grupo e sua permanência na informalidade, verificar se a comercialização da produção feita via pool é vantajosa para os produtores e identificar como são estabelecidas as relações entre seus integrantes durante o período de produção e comercialização da laranja. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e o estudo de caso, o procedimento adotado para o levantamento das informações foram entrevistas com os produtores participantes e não participantes de pools. A hipótese levantada é que a comercialização da laranja realizada via pool é mais vantajosa economicamente do que quando ocorre individualmente. Verificou-se que o pool analisado não influencia em preços, ou seja, que a organização via pool não é vantajosa em termos financeiros, mas apresenta benefícios em termos econômicos no que se refere à certeza da venda e o produtor sente-se melhor representado e mais seguro perante a indústria, pois está delegando ao líder do grupo a função de comercializar a sua produção. Com base nos resultados é possível afirmar que a hipótese foi confirmada, uma vez que a comercialização via pool traz vantagens econômicas ao produtor e o beneficia quanto à representatividade e segurança na negociação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record