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dc.contributor.authorCastro, Reinaldo de Oliveira
dc.date.accessioned2016-06-02T19:05:31Z
dc.date.available2005-02-01
dc.date.available2016-06-02T19:05:31Z
dc.date.issued2002-08-27
dc.identifier.citationCASTRO, Reinaldo de Oliveira. A security architecture for distance education environments. 2002. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/381
dc.description.abstractDistance Education (DE) is a very important theme that has been discussed intensively owing to the growing demand for continued education and to the modernization and availability of new technologies. Several DE environments have emerged as a result of the increasing popularity of the Internet, each offering a variety of resources, mainly to maximize the teaching/learning process. Due to its relevance to the DE theory, this process has been the focus of several researches aimed at developing this type of environment. As a result, designers and developers have devoted little attention to subjects not directly related to it. The purpose of this work, therefore, is precisely to broach on of these subjects, in the form of a safety architecture for DE environments that takes into account the aspects of authentication and control of user access. From the standpoint of authentication, the architecture employs the password and random question mechanisms coded using cryptographic keys. With regard to access control, the scheme formulated for the architecture combines a series of techniques that allow the manager of course in a DE environment the maximum flexibility and simplicity in managing the authorizations attributed to the users registered in the course. These techniques involve the use of collective/individual authorizations, positive/negative authorizations, and explicit/implicit authorizations.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectSegurançapor
dc.subjectAutorizaçãopor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectSecurityeng
dc.subjectAuthorizationeng
dc.subjectComputadores - medidas de segurançapor
dc.subjectComputadores - controle de acessopor
dc.titleUma arquitetura de segurança para ambientes de educação a distânciapor
dc.title.alternativeA security architecture for distance education environmentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Biajiz, Mauro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784329Z5por
dc.description.resumoEducação a Distância (EaD) é um tema de grande importância que vem sendo intensamente abordado devido à crescente demanda pela educação continuada e à modernização e disponibilização de novas tecnologias. Diversos ambientes de EaD surgiram com o aumento da popularidade da Internet, cada um oferecendo uma gama de recursos para, principalmente, maximizar o processo de ensino/aprendizado. Tal processo ocupa um lugar de destaque em várias pesquisas voltadas para o desenvolvimento desse tipo de ambiente devido a sua importância na teoria de EaD. Dessa forma, assuntos que não estão diretamente ligados a ele têm recebido pouca atenção por parte de projetistas e desenvolvedores. O objetivo deste trabalho é justamente atentar para um desses assuntos, apresentando uma arquitetura de segurança para ambientes de EaD que contempla os aspectos da autenticação e do controle de acesso de usuários. Em relação à autenticação, a arquitetura utiliza os mecanismos de senhas e questões randômicas codificadas através de chaves de criptografia. Já em relação ao controle de acesso, o esquema formulado para a arquitetura combina uma série de técnicas que permitem que o administrador de um curso de um ambiente de EaD tenha o máximo de flexibilidade e simplicidade no gerenciamento das autorizações atribuídas aos usuários pertencentes a esse mesmo curso. Tais técnicas englobam o uso de autorizações coletivas/individuais, autorizações positivas/negativas e autorizações explícitas/implícitas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOSpor
dc.contributor.authorlatteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4778679E1por


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