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dc.contributor.authorFattibene, Marcos
dc.date.accessioned2016-06-02T19:53:33Z
dc.date.available2015-10-05
dc.date.available2016-06-02T19:53:33Z
dc.date.issued2015-01-27
dc.identifier.citationFATTIBENE, Marcos. Social networks structured data application: modelins support tools for credit acquisitions decisions. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3835
dc.description.abstractThe credit analysis for individuals has traditionally relied on three pillars: documentary proof of income and residence; refers to negative credit bureaus as SERASA and SCPC and the use of forecasting models based on the hypothesis that similar profiles in the future will reproduce the same credit behavior of the past, such as the "credit scores" (HAND; HENLEY, 2007) . This approach has been adequate, while being susceptible to moments of economic crisis or to fast profile changing of the target market, as occurred in the U.S. subprime in 2008. This study aims to point out ways to use Social Networks informational content, where individuals express and record their opinions, preferences, and especially get evident their network of relationships, in the credit analysis context. It was made evident the feasibility to investigate the assumption that an individual's proximity to other appropriate profile payers, or vice versa, influences the repayment rate. To illustrate such a conclusion, a real social network, enriched with credit data obtained by statistical simulation, was used. Three models of data weighting and three other based on multiple linear regression models were developed. In general the results were not statistically significant, by need to use a non-brazilian social network, as well synthetic data bureau score, since real information was not available in this country. It was shown a way to investigate the hypothesis that the informational content of a social network may generate greater efficiency into credit analysis when added to decision-making, operational and control systems of this segment.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanálise de redes sociaispor
dc.subjectAnálise de créditopor
dc.subjectModelagem estatísticapor
dc.subjectRegressão linear múltiplapor
dc.subjectRedes sociais on-linepor
dc.subjectModelos lineares (Estatística)por
dc.subjectSocial networks analysiseng
dc.subjectCredit analysiseng
dc.subjectStatistical modelingeng
dc.subjectMultiple linear regressioneng
dc.titleAplicação estruturada de dados de redes sociais na modelagem de instrumentos de apoio às decisões de concessão de créditopor
dc.title.alternativeSocial networks structured data application: modelins support tools for credit acquisitions decisionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Meirelles, Jorge Luís Faria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0026759386506030por
dc.contributor.referee1Périco, Ana Elisa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9275881220224835por
dc.contributor.referee2Carvalho, Flávio Leonel de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9615144436796386por
dc.description.resumoA análise de crédito para pessoas físicas tem tradicionalmente se apoiado em três pilares: comprovação documental de renda e de residência; consulta a birôs negativos de crédito, como SERASA Experian e SCPC e a utilização de modelos de projeção baseados na hipótese que perfis semelhantes reproduzirão no futuro o comportamento de crédito do passado, como por exemplo, os credit scores (HAND ; HENLEY, 2007). Tal abordagem tem se mostrado adequada, sendo, entretanto suscetível a momentos de crise econômica ou mudança rápida do perfil do mercado alvo, a exemplo do ocorrido no mercado imobiliário dos EUA no ano de 2008. O presente trabalho propõe-se indicar alternativas para a utilização do teor informacional presente nas Redes Sociais, onde os indivíduos registram suas opiniões, preferências e especialmente evidenciam sua rede de relacionamentos, no contexto da análise de risco de crédito. Evidenciaram-se formas de averiguação da premissa que proximidade de um indivíduo a outros com perfil de bons pagadores, ou vice-versa, influencia a taxa de adimplência. Para se ilustrar tais sugestões, foi utilizada uma rede social real, enriquecida com dados de crédito obtidos por simulação estatística. Foram elaborados três modelos de ponderação de dados e três modelos baseados em regressão linear múltipla. Em geral os resultados não foram estatisticamente significantes, dada a necessidade de uso de rede social estrangeira como também da geração de dados sintéticos de score de birô de crédito, dada a indisponibilidade de informações reais no País. Porém, ficou evidenciada a viabilidade da averiguação da hipótese de que o conteúdo informacional contido em redes sociais pode ampliar a eficiência do sistema de análise de crédito, se incorporado aos sistemas decisórios, operativos e de controle.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-Sopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICApor
dc.contributor.authorlattes-por


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