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dc.contributor.authorSilva Junior, Sílvio Barbosa da
dc.date.accessioned2016-06-02T20:00:17Z
dc.date.available2007-10-19
dc.date.available2016-06-02T20:00:17Z
dc.date.issued2006-07-31
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Sílvio Barbosa da. Rodovias em áreas urbanizadas e seus impactos, na perceção dos pedestres.. 2006. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4219
dc.description.abstractThis work presents the results of a opinion poll, applied to the inhabitants of an urban area along the BR-050 highway, in Uberlândia MG, carried out to estimate the importance of the impacts originated by the Barrier Effect and its characterization attributes. The Barrier Effect refers to the motorized transportation infrastructure impacts over the non-motorized transport. The method applied to this survey to determine the importance degree of each variable and its attributes of characterization related to the Barrier effect consists of a questionnaire, elaborated according to the Likert recommendations, and with the utilization of the Successive Intervals Method to determine the distance of the elements of a scale. The method which has been considered appropriate and easy to apply, produced satisfactory elements to the proposed analysis. The results show that the highway, inserted in a urban site, limitate the on foot transport for the inhabitants of the surroundings of the highway (effects), resultants of the Barrier Effect. It also was possible to identify the importance of defining attributes of each limitation (causes).eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento urbanopor
dc.subjectRodoviaspor
dc.subjectCidadespor
dc.subjectPedestrespor
dc.subjectBarrier effecteng
dc.subjectAttributeseng
dc.subjectVariableseng
dc.subjectHighwayeng
dc.subjectOn foot transporteng
dc.titleRodovias em áreas urbanizadas e seus impactos na percepção dos pedestrespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Marcos Antonio Garcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2643134259454260por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião, aplicada em pessoas residentes numa faixa da área urbana de Uberlândia MG ao longo da rodovia BR-050, realizada para determinar a importância dos impactos resultantes do Efeito Barreira e dos atributos de caracterização destes impactos. O Efeito Barreira refere-se aos efeitos das infra-estruturas de transporte sobre os deslocamentos realizados por modos não motorizados. O método empregado para determinar o grau de importância das variáveis de caracterização dos impactos resultantes do Efeito Barreira e dos atributos de definição destas variáveis consistiu na aplicação de um questionário, elaborado segundo as recomendações propostas por Likert e da utilização do Método dos intervalos sucessivos para determinar as distâncias entre os elementos de uma escala. Tal método apresentouse apropriado, de fácil aplicação e produziu elementos suficientes para a análise. Os resultados mostraram que existem restrições aos deslocamentos a pé realizados pelos moradores de uma área urbana seccionada por uma rodovia (os efeitos), resultantes do Efeito Barreira, como também permitiram identificar a importância dos atributos de definição destas restrições (as causas).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS; PROJETO E CONSTRUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8480076142039633por


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