Mostrar el registro sencillo del ítem
Produção de audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem: uma proposta avaliativa
dc.contributor.author | Rezende, Eduardo Vieira de | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:02:55Z | |
dc.date.available | 2014-09-19 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:02:55Z | |
dc.date.issued | 2014-04-16 | |
dc.identifier.citation | REZENDE, Eduardo Vieira de. Produção de audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem: uma proposta avaliativa. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4456 | |
dc.description.abstract | This work aims the development an evaluative proposal pointing criteria that may be used by teachers in the production of an audiovisual physics program that approach key contents for the understanding of various natural phenomena processes. The audiovisual production efficiency by high school students was already proved in the literature, however, in most of the times, teachers without a starting point aren't able to evalute because both how to and evaluating criteria aren't well defined. In methodological terms, students were encouraged to develop an entire script recording from theme to completion and the film editing as well. At this point, the teacher uses an interdisciplinary work with writing teachers, regarding to the linguistic aspects of the script. Concept, specific physics, and language, referring to structural issues of language: criteria linked to the review of the script, which was divided into two great moments were presented. We have observed that the students' audiovisual production is a way to motivate the research, the work group and the immersion in a meaningful school environment. The results obtained in this study has allowed the development of criteria that will be used to evaluate the efficiency of an audiovisual production by high school students. We conclude that the criteria used to assess these audiovisual projects were satisfactory, ranging from the development of scripts to the final production post on youtube. In this work, the assistent teacher can lead students to implement instructions in their classrooms. Furthermore, we've also developed an evaluative proposal which points different criteria that could be used to assess these audiovisual produced. It's important to say that each criterion was evaluated under teacher's responsability. Finally, the results of this dissertation has pointed to ways to evaluate audiovisual projects and incorporate more criteria to them. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Física - estudo e ensino | por |
dc.subject | Audiovisual | por |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | por |
dc.subject | Youtube (Recurso eletrônico) | por |
dc.subject | Proposta avaliativa | por |
dc.subject | Evaluative proposal | eng |
dc.subject | Physics education | eng |
dc.title | Produção de audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem: uma proposta avaliativa | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Arantes, Alessandra Riposati | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6742903299047989 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta avaliativa de produções audiovisuais de alunos a partir da identificação de critérios que possam ser utilizados por professores de Física. A eficiência da produção de audiovisuais por alunos de Ensino Médio já é comprovada, porém, os critérios utilizados para a avaliação e como avaliar não são bem definidos, deixando o professor, muitas vezes, sem um ponto de partida no que diz respeito à avaliação. Em termos metodológicos, os alunos foram instigados a elaborar um roteiro de gravação, no qual deveria constar toda a montagem do audiovisual. No caso desta pesquisa, foi utilizado um trabalho colaborativo com uma professora de redação, a fim de que ela avaliasse parte linguística deste gênero textual. Foram apresentados os critérios ligados à avaliação do roteiro, que foi dividida em dois grandes momentos: o conceitual, específico da Física, e o linguístico, referente a questões estruturais da linguagem. Observamos que a produção de audiovisuais pelos alunos é uma maneira de motivar a pesquisa e o trabalho em grupo, trazendo cada vez mais o aluno a aprendizagem significativa na escola. Elaboramos uma proposta avaliativa por meio da qual apontamos diferentes critérios que poderão ser utilizados para a avaliação desses audiovisuais produzidos. Concluímos que os critérios utilizados para a avaliação desses audiovisuais foram satisfatórios, abrangendo desde a elaboração dos roteiros até a postagem do produto final no youtube. . As notas atribuídas a cada critério avaliado ficaram sob a responsabilidade de cada professor. Finalmente, o resultado desta dissertação apontou um caminho para avaliar audiovisuais, podendo o professor incorporar mais critérios ao mesmo, conforme a realidade em que leciona. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4367575187761889 | por |