Show simple item record

dc.contributor.authorCarrijo Neto, Luciano Alves
dc.date.accessioned2016-06-02T20:02:55Z
dc.date.available2014-09-26
dc.date.available2016-06-02T20:02:55Z
dc.date.issued2013-07-02
dc.identifier.citationCARRIJO NETO, Luciano Alves. A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4458
dc.description.abstractThis work is the fruit of the author's research and reflection on the teaching practice in teaching mathematics 6° grade II Cycle in a public school in the city of Franca, São Paulo. Enhancing the work on classroom research methodology-Lesson Study, a Japanese methodology that encourages the resolution of problems, allowing for participatory learning. For this work the methodology needed to be adapted to the Brazilian context, as shown in Chapter 1. As the Professional master's dissertation is focused on turns to actions within the classroom to improve student learning in mathematics, develop Curriculum-based activities in the State of São Paulo that is discussed in Chapter 2 the issues involving multiplication and Division, greatest common divisor, fraction, decimal numbers and geometry. The application and analysis of activities, since its preparation, where they are taken into account the curriculum, the class profile, discussed in Chapter 3, choice of materials, dialogues during execution and closing up the reflection afterschool courses are dealt with in Chapter 4. In the Appendix of this work are applied activities as well as its planning and that can be used by other teachers in their classes.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopor
dc.subjectPesquisa em sala de aulapor
dc.subjectMetodologia da Pesquisa de Aulapor
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectAprendizagem participativapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectCurrículo do Estado de São Paulopor
dc.subjectLesson studyeng
dc.subjectClassroom research methodologyeng
dc.subjectThe curriculum of the State of São Paulo in Brazileng
dc.subjectParticipatory learningeng
dc.subjectMethodology of Problem Solvingeng
dc.titleA pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Baldin, Yuriko Yamamoto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8785562528979416por
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto da pesquisa e reflexão do autor sobre a prática docente no ensino de Matemática do 6° ano do Ensino Fundamental Ciclo II em uma escola pública na cidade de Franca, São Paulo. Alicerçamos o trabalho na Metodologia de Pesquisa de Aula Lesson Study, uma metodologia japonesa que estimula a resolução de problemas, permitindo a aprendizagem participativa. Para esse trabalho a metodologia precisou ser adaptada ao contexto brasileiro, como é mostrado no Capítulo 1. Como a dissertação é de Mestrado Profissional cujo foco se volta para ações dentro de sala de aula que visam melhorar o aprendizado dos alunos em Matemática, elaboramos atividades baseadas no Currículo do Estado de São Paulo que está discutido no Capítulo 2 envolvendo os temas multiplicação e divisão, máximo divisor comum, fração, números decimais e geometria. A aplicação e análise das atividades, desde sua preparação, onde são levados em conta o Currículo, o perfil das turmas, discutido no Capítulo 3, escolha dos materiais, diálogos durante a execução e fechamento até a reflexão pós-aula são tratadas no Capitulo 4. No Apêndice deste trabalho se encontram as atividades aplicadas bem como o seu planejamento e que podem ser utilizadas por outros professores em suas aulas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5479757566301751por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record