Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAlmeida, Altair Portes de
dc.date.accessioned2016-06-02T20:02:58Z
dc.date.available2015-03-02
dc.date.available2016-06-02T20:02:58Z
dc.date.issued2014-12-18
dc.identifier.citationALMEIDA, Altair Portes de. Estudo de funções utilizando Geogebra e Moodle. 2014. 224 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4474
dc.description.abstractThe concept of relationship between two sets, in particular, the real function of a real variable, is fundamental to mathematics education high school student, it is a basic object of mathematics is elementary and the modeling of many everyday problems or context of other sciences. However, one notes the difficulty of most students understand this concept; stands out, also, the difficulty of students to interpret a function by analyzing its graph in the Cartesian plane xOy. In this context, this thesis try alternative methods that can contribute to the improvement of teaching and learning theme in question. More precisely, it uses Geogebra educational software and the virtual environment Moodle learning for the study of elementary functions. In general, the resources of Geogebra, the Dynamic Geometry and Algebra, have to propitiate to student understands, the proper form, the ratings and the function representation as a curve in the plane; Furthermore, Geogebra allow guesses about the behavior of an elementary function parameters subject to variation. In turn, the use of Moodle environment allows communication and broader evaluation (between teacher-student and student-student) through, questionnaires / online tests, video lessons, discussion forums etc. This text is six classes developed with the participation of two groups (each with about 35 students) of the third year of high school. Initially, in order to detect major and several difficulties, an evaluation (presence) was made with basic issues (of different levels). The performance of these students was quantified, qualified (enjoying the most problematic conceptual topics) and then served as support for the activities - in order to reverse the reality presented and the existing student-mathematical relationship. It is noteworthy that the use of an educational software like GeoGebra already proposes a new dynamic student-teacher-mathematics. Wanted with this change that the student take a more active position on the mathematical content so that, in fact, with proper guidance of the teacher, can understand and demystify the concept of real function of a real variable.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectSoftware educacionalpor
dc.subjectAmbiente virtualpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectEducational softwareeng
dc.subjectVirtual environmenteng
dc.titleEstudo de funções utilizando Geogebra e Moodlepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ramos, Adriana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1067090731407577por
dc.description.resumoO conceito de relação entre dois conjuntos, em especial, o de função real de uma variável real, é fundamental para a formação matemática do estudante de Ensino Médio, pois é um objeto básico da Matemática e é elementar na modelagem de diversos problemas cotidianos ou do contexto de outras ciências. No entanto, é notória a dificuldade da maioria dos alunos na compreensão desse conceito; destaca-se, também, a dificuldade dos estudantes em interpretar uma função, analisando seu gráfico no plano cartesiano xOy. Sob tal contexto, esta dissertação procura experimentar métodos alternativos que possam contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem do tema em questão. Mais precisamente, utiliza-se do software educacional GeoGebra e do ambiente virtual de aprendizagem Moodle para o estudo de funções elementares. Em linhas gerais, com os recursos do GeoGebra, da Geometria Dinâmica e da Álgebra, propicia-se ao aluno a compreensão, da forma devida, das notações e da representação de uma função como uma curva no plano; além disso, o GeoGebra permite conjecturas sobre o comportamento de uma função elementar sujeita à variação de parâmetros. Por sua vez, o uso do ambiente Moodle permite comunicação e avaliação mais amplas (entre professor-aluno e aluno-aluno) através de, por exemplo: questionários/testes online, videoaulas, fóruns de discussão etc. Este texto trata de seis aulas desenvolvidas com a participação de duas turmas (cada uma com cerca de 35 alunos) da terceira série do Ensino Médio. Inicialmente, a fim de detectar as principais e diversas dificuldades, foi feita uma avaliação (presencial) com questões básicas (de níveis variados). O desempenho desses alunos foi quantificado, qualificado (apreciando os tópicos conceituais mais problemáticos) e, então, serviu como suporte para as atividades - com o intuito de reverter a realidade apresentada e a relação aluno-matemática existente. Vale ressaltar que a utilização de um software educacional como o GeoGebra já propõe uma nova dinâmica aluno-professormatemática. Procura-se com essa mudança que o aluno assuma uma posição mais ativa perante o conteúdo matemático para que, de fato, com a devida orientação do professor, consiga compreender e desmitificar o conceito de função real de uma variável real.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6826595746114811por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem