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dc.contributor.authorSouto, Andressa Alves
dc.date.accessioned2016-06-02T20:13:15Z
dc.date.available2015-01-28
dc.date.available2016-06-02T20:13:15Z
dc.date.issued2014-08-29
dc.identifier.citationSOUTO, Andressa Alves. O conceito de subjetividade em A Ideia da Fenomenologia. 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4885
dc.description.abstractThe objective of this research is the study of the concept of subjectivity as such it develops in lessons on The Idea of Phenomenology (1907), by Edmund Husserl. Such concept in this work is linked to a critique of the traditional conception of representation, according to which the psychic immanence designate one intramental ontological region in which they find representations as substitutes for reference objects. To the extent that this criticism is made, the relationship between immanence and transcendence are redefined, providing a new phenomenological concept of subjectivity. This, in turn, is founded on the idea of authentic immanence, which includes not only sensations and acts (real [reell] immanence), but intentional objects in their modes of appearance (intentional immanence). This conception of subjectivity signals a change in relation to what had been advocated in the work initiating the Husserlian phenomenology - the Logical Investigations (1900-1). At this, subjectivity is presented as containing only the noetic character of knowledge - the real immanence -, while in the work studied here it also includes what subsequently one designate, in phenomenology, as noematic character of knowledge the immanence in intentional sense. The hypothesis of reading proposed here is that this conception of subjectivity is made possible by analysis of Husserl on time-consciousness, from 1905, in which it reveals that even within the "flow" of experiences, there is something identical, which beyond the scope of real immanence. This recognition would have led Husserl to the conception that the limitation of subjectivity to the sphere of real immanence is founded on a mistaken association between the latter and immediate evidence. Therefore, the route of Husserl's text in The Idea of Phenomenology will moves itself around the dissociation between these two notions. Draw will be, therefore, the path taken by Husserl in this work in order to highlight the notion of subjectivity that emerges in it.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectImanência (Filosofia)por
dc.subjectTranscendência (Filosofia)por
dc.subjectEvidênciapor
dc.subjectConsciênciapor
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectImmanenceeng
dc.subjectTranscendenceeng
dc.subjectEvidenceeng
dc.subjectConsciousnesseng
dc.titleO conceito de subjetividade em A Ideia da Fenomenologiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferraz Neto, Bento Prado de Almeida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0084436724293824por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é o estudo do conceito de subjetividade, tal como se desenvolve nas lições sobre A Ideia da Fenomenologia (1907), de Edmund Husserl. Tal conceito está vinculado, nesta obra, a uma crítica da concepção tradicional de representação, segundo a qual a imanência psíquica designaria uma região ontológica intramental em que se encontrariam representações como substitutos para objetos de referência. Na medida em que esta crítica é realizada, as relações entre imanência e transcendência são redefinidas, dando origem a um novo conceito fenomenológico de subjetividade. Este, por sua vez, se funda na ideia de imanência autêntica, que inclui não apenas sensações e atos (imanência real [reell]), mas objetos intencionais em seus modos de aparição (imanência intencional). Esta concepção de subjet ividade sinaliza uma modificação em relação àquela que havia sido defendida na obra que dá início à fenomenologia husserliana as Investigações Lógicas (1900-1). Nesta, a subjetividade se apresentava como contendo apenas o caráter noético do conhecimento a imanência real-, enquanto na obra aqui estudada ela abarca também o que posteriormente se designará, na fenomenologia, como o caráter noemático do conhecimento a imanência em sentido intencional. A hipótese de leitura aqui defendida é a de que esta concepção de subjetividade é possibilitada pelas análises de Husserl sobre a consciência do tempo, de 1905, em que se revela que mesmo no interior do fluxo de vivências, há algo de idêntico, que ultrapassa o escopo da imanência real. Este reconhecimento teria levado Husserl à concepção de que a limitação da subjetividade à esfera da imanência real se funda numa associação equivocada entre esta última e evidência imediata. Por conseguinte, o percurso do texto husserliano na Ideia da Fenomenologia se moverá em torno da dissociação entre estas duas noções. Traçar-se-á, portanto, o caminho percorrido por Husserl nesta obra, a fim de evidenciar a noção de subjetividade que nela desponta.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2748513205466368por


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