Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Naylor Ferreira de
dc.date.accessioned2016-06-02T20:16:48Z
dc.date.available2012-01-05
dc.date.available2016-06-02T20:16:48Z
dc.date.issued2011-07-29
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Naylor Ferreira de. Ensino significativo de física por projetos: campanha de economia de energia elétrica. 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5036
dc.description.abstractThis work presents a strategy of meaningful learning based on projects. In the education proposal, steps are suggested to the development of the general design, regardless of the subject to be studied. These steps envolve the application of a diagnostic evaluation (student/teacher), motivation circumstances, research (students), concepts formalization (teacher), development and execution of the Project, exposure results, discussion on social networks, classroom discussions and final evaluation (students). These steps are developed in activities held inside the classrooms and extra classrooms. To exemplify this proposal, an specific Project called Campanha de Economia de Energia Elétrica (Power Energy Economics Campaign) was developed to be used as motivating and facilitating instrument to aim a successfully teaching. In order to fulfill the requirements of the Project, it was explored the wide exposure of the subject in the print and broadcast media, besides the Technologies, posters, debates and lectures. In this context, the Project of the author and its application are described in first and second classrooms of high school as well as other Project elaborated by two teachers of public school, through Observatório da Educação UFSCar-Capes, an state university located in the city of São Carlos, São Paulo State, Brazil. This work also presents the topics discussed during the development of the Project, the diagnostic evaluation and the final evaluation, besides the Schedule activities, with handouts, suggested to be taken as a pattern to be followed by the Professional of the same area. This work emphasizes the effects of sharing knowledge and experiences. In a general way, the application and pedagogic learning Project makes this process much more efficient and engaged. So, the concerned people, mainly students, can take advantage in understanding the meaning of scientific terms.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísica - estudo e ensinopor
dc.subjectEnsino significativopor
dc.subjectEnsino por projetospor
dc.subjectTeaching based on projectseng
dc.subjectMeaningful learning of physicseng
dc.titleEnsino significativo de física por projetos: campanha de economia de energia elétricapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Garcia, Ducinei
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5236758856687873por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma estratégia de ensino significativo por projetos. A proposta sugere etapas para o desenvolvimento de projetos gerais para o ensino, independentemente do tema a ser enfocado. Essas etapas são: aplicação de uma avaliação diagnóstica (aluno/professor), momento de motivação (professor), pesquisa (alunos), formalização de conceitos (professor), desenvolvimento e execução do projeto (alunos), exposição dos resultados (alunos), discussão em redes sociais (alunos/professor), debate presencial (alunos) e avaliação final (aluno). Elas são desenvolvidas por meio de atividades realizadas em sala de aula e extraclasse. A fim de exemplificar esta proposta, foi desenvolvido e aplicado aos alunos do ensino médio um projeto específico, intitulado Campanha de Economia de Energia Elétrica, que serve como motivador e facilitador da aprendizagem significativa. Para realizar essa proposta, utilizou-se a grande exposição desse tema pela mídia, aliada a tecnologias de informática, apresentação de pôsteres, debates e aulas teóricas. Nele, estão descritos o projeto aplicado pelo autor, com seus alunos de primeiro e segundo anos do ensino médio, o trabalho feito com dois professores da rede estadual, por meio do projeto Observatório da Educação UFSCar-CAPES e o projeto desenvolvido por eles com seus alunos. O trabalho apresenta também o conteúdo desenvolvido durante o projeto, a avaliação diagnóstica e sua avaliação final, além de um cronograma de atividades, com texto de apoio, sugerindo a metodologia para aplicação por outros colegas. Além disso, discutem-se os resultados do projeto e do compartilhamento. De uma forma geral, o uso da pedagogia de projetos deixou a aprendizagem mais contextualizada, dando mais significado aos conceitos científicos trabalhados em sala de aula, facilitando a aprendizagem. Palavras-chave: Ensino por projetos, ensino significativo de física.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Física - PPGFpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8965991263152800por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record