Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Ernani dos
dc.date.accessioned2016-06-02T20:16:50Z
dc.date.available2012-12-06
dc.date.available2016-06-02T20:16:50Z
dc.date.issued2012-07-30
dc.identifier.citationSANTOS, Ernani dos. Uso de recursos estimuladores da aprendizagem significativa no ensino de física. 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5048
dc.description.abstractThis research deals with resources which lead to significant learning consistent with the needs of modern society and encourages students to develop knowledge in Physics, in order to enable them to interact with the community in a critical and consistent manner towards an intellectual, economic and technological development in a conscious and sustainable way. Therefore, we studied teaching methods based on constructivism and meaningful learning, coupled with application of resources to explore the school environment and technologies related to education and practical application of Science in low cost experiments; in Science Museums and Thematic Parks; aiming to recover the values of the school and offer a new perspective on education for teachers and students, who pressed for mutual participation in the teaching-learning and highlight its importance in the progress of the nation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísica - estudo e ensinopor
dc.subjectsignificativapor
dc.subjectExploração do ambiente escolarpor
dc.subjectTecnologias da informaçãopor
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectAtividades prático-experimentaispor
dc.subjectAmbientes não formaispor
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectExploration of the school environmenteng
dc.subjectInformation technologyeng
dc.subjectLearning objectseng
dc.subjectPractical and experimental activitieseng
dc.subjectNon-formal environmentseng
dc.titleUso de recursos estimuladores da aprendizagem significativa no ensino de físicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Chiquito, Adenilson José
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087360072774314por
dc.description.resumoA pesquisa trata de recursos que conduzam à aprendizagem significativa condizente com as necessidades da sociedade moderna e que estimule os estudantes a desenvolver conhecimentos na disciplina de Física, de modo a capacitá-los a interagir com a coletividade de maneira crítica e consistente, rumo ao desenvolvimento intelectual, tecnológico e econômico de forma consciente e sustentável. Para tanto, foram estudadas metodologias de ensino baseadas no construtivismo e na aprendizagem significativa, aliadas à aplicação de recursos que explorem o ambiente escolar, as tecnologias voltadas à educação e a aplicação prática da Ciência em experimentos de baixo custo, em Museus de Ciências e em Parques Temáticos visando resgatar os valores da instituição escolar e oferecer uma nova perspectiva de educação a professores e estudantes, que prime pela participação mútua no processo de ensino-aprendizagem e evidencie sua importância no progresso da nação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Física - PPGFpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8427875981262711por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record