Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Klaus Nogueira da
dc.date.accessioned2016-06-02T20:16:51Z
dc.date.available2013-05-23
dc.date.available2016-06-02T20:16:51Z
dc.date.issued2012-04-13
dc.identifier.citationSILVA, Klaus Nogueira da. Experimentos em ondas e acústica para auxiliar o processo ensino e aprendizagem da física no ensino médio. 2012. 188 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5052
dc.description.abstractThis paper describes the development of experimental activities with the aid of the microcomputer as a measuring tool in the laboratory teaching of physics, as well as an account of his experience in the classroom. Using the software Audacity activities were carried out involving acoustic wave phenomena and as an aid for the development of a significant learning in high school. As theoretical references were used sociointeractionist theories of Vygotsky and Ausubel's meaningful learning. The instructional material was applied to two groups of high school students: a State School Marechal Rondon - Guara / SP and other College Evolution - Guara / SP. The learning experience is described in this paper and the product was produced education tours for student experiments.eng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísica - estudo e ensinopor
dc.subjectPesquisa experimentalpor
dc.subjectOndas (Física)por
dc.subjectOnda acústicapor
dc.subjectAudacity (Software de computador)por
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectExperimental workeng
dc.subjectWaves and acousticseng
dc.subjectAudacity softwareeng
dc.titleExperimentos em ondas e acústica para auxiliar o processo ensino e aprendizagem da física no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Olivieri, Carlos Alberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1021041885739982por
dc.description.resumoO presente trabalho descreve o desenvolvimento de atividades experimentais com auxílio do microcomputador como instrumento de medida no laboratório didático de Física, bem como um relato desta experiência em sala de aula. Com auxílio do software Audacity foram desenvolvidas atividades envolvendo fenômenos ondulatórios e a acústica como meio auxiliar para o desenvolvimento de uma aprendizagem de forma significativa no ensino médio. Como referenciais teóricos foram utilizadas as teorias sociointeracionista de Vygotsky e a da aprendizagem significativa de Ausubel. O material instrucional foi aplicado a duas turmas de alunos de ensino médio: uma da Escola Estadual Marechal Rondon Guará/SP e outra do Colégio Evolução Guará/SP. A experiência didática é descrita neste trabalho e como produto educacional foram produzidos roteiros de experimentos para o aluno.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Física - PPGFpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7978315088657109por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record