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dc.contributor.authorCosta Júnior, Edson Pereira da
dc.date.accessioned2016-06-02T20:23:14Z
dc.date.available2013-09-04
dc.date.available2016-06-02T20:23:14Z
dc.date.issued2013-04-30
dc.identifier.citationCOSTA JÚNIOR, Edson Pereira da. O movimento e o imutável: a memória da arte em Sans Soleil. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5610
dc.description.abstractThe research focus on the film-essay Sans Soleil (1982, Sunless), directed by the french filmmaker Chris Marker. It aims to study the possibilities of audiovisual format which mediates the relationship between the subject and the different manifestations of the past. In order to accomplish this objective, this paper analyses two aspects of the film: the formal and the thematic. On the first, the emphasis is about the essayistic structure and Intertextuality levels. On the second, we ponder on historical and spiritual conceptions that compose the narrative. Throughout the study, we keep a constant dialogue with other Marker‟s productions and artists that influenced him, like Alfred Hitchcock and Andrei Tarkovski.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectMarker, Chris, 1921-2012por
dc.subjectEnsaio fílmicopor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectMemória Sans Soleilpor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectEspiritualidadepor
dc.subjectIntertextualityeng
dc.subjectFilm-essayeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectSpiritualityeng
dc.subjectMemoryeng
dc.titleO movimento e o imutável: a memória da arte em Sans Soleilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Monzani, Josette Maria Alves de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0505156751073470por
dc.description.resumoA dissertação se concentra sobre o ensaio fílmico Sans Soleil (1982, Sem Sol), realizado pelo cineasta francês Chris Marker, com o objetivo de estudar as possibilidades do formato audiovisual em intermediar a relação entre o sujeito e diferentes manifestações do passado. Para isso, empreende-se uma análise conjunta de dois aspectos do filme: os formais e os temáticos. No primeiro, a ênfase recai sobre a estrutura ensaística e os níveis de intertextualidade. No segundo, reflete-se acerca das concepções de história e de espiritualidade que compõem a narrativa. Ao longo do trabalho, mantém-se constante diálogo com outras produções do diretor e de artistas que o influenciaram, tais quais Alfred Hitchcock e Andrei Tarkovski.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7400535915567416por


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