Show simple item record

dc.contributor.authorFurlan, Cláudia Jotto Kawachi
dc.date.accessioned2016-06-02T20:24:01Z
dc.date.available2014-03-14
dc.date.available2016-06-02T20:24:01Z
dc.date.issued2014-02-28
dc.identifier.citationFURLAN, Cláudia Jotto Kawachi. Ensino de gramática em aulas de inglês língua estrangeira: relações entre cognição relatada, prática pedagógica e contexto. 2014. 292 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5631
dc.description.abstractThe aim of this work is to analyze participants reported cognition, their practice and the teaching context influence in regard to English as a Foreign Language (EFL) grammar teaching. According to Borg (2006), language teaching can be seen as a process that is defined by dynamic interactions among cognition, context and experience. The interest in investigating the cognition of novice teachers in relation to grammar teaching was based on the fact that the participants were educated on the studies of Batstone (1994) and Larsen- Freeman (2003). Both authors defend the view of grammar centered in the possibility of developing it as a skill (grammar as a skill / grammaring). Aiming at presenting and discussing possible connections among theoretical education, reported cognition, pedagogical practice and teaching context influences, we adopted the following data collection instruments and procedures: semi structured interviews, questionnaire, class observation, class recordings and stimulated recall interviews. The participants of this study are EFL teachers who had recently graduated from the same institution and taught, when data were collected, in two different teaching contexts. Based on the data analysis, it was possible to classify participants into three groups, which show different results in regard to grammar teaching. These findings show teaching contexts have influenced teachers practice, mainly regarding the possibility of integrating form and communication, considering the development of grammar as skill. In addition, it was possible to provide some insight into the area of teacher education reflecting about the relationship between theory and practice, aiming at developing efficient and meaningful EFL teaching in different educational contexts.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua inglesa - ensino e aprendizagempor
dc.subjectLíngua inglesa - gramática - estudo e ensinopor
dc.subjectCognição de professorespor
dc.subjectContextos educacionaispor
dc.subjectTeoria e práticapor
dc.subjectTeaching grammareng
dc.subjectTeachers cognitioneng
dc.subjectEducational contextseng
dc.subjectRelationships between theory and practiceeng
dc.titleEnsino de gramática em aulas de inglês língua estrangeira: relações entre cognição relatada, prática pedagógica e contextopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Augusto-Navarro, Eliane Hercules
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5716027350340906por
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar a cognição relatada dos participantes, sua prática docente e a influência do contexto de atuação em relação ao ensino-aprendizagem de gramática da língua inglesa (LI). De acordo com Borg (2006), o ensino de línguas pode ser visto como um processo que é definido por interações dinâmicas entre cognição, contexto e experiência. Interessou-nos investigar a cognição relatada do professor recém-formado com relação ao ensino de gramática, tendo em vista que a formação teórica desses participantes foi pautadd nos estudos de Batstone (1994) e Larsen-Freeman (2003), defensores da visão de gramática fundamentada na possibilidade de desenvolvê-la como habilidade (grammar as a skill /grammaring). Com o intuito de apresentar e discutir possíveis relações entre formação teórica, cognição relatada, prática docente e influências do contexto de atuação profissional, utilizamos os seguintes instrumentos e procedimentos de coleta de dados: entrevistas semi-estruturadas, questionário, observação e gravação de aulas e sessões de visionamento. Os participantes deste estudo são professores recém graduados, todos pela mesma instituição, atuavam, na época da coleta, em dois contextos distintos. Com base na análise dos dados, foi possível classificar os participantes do estudo em três grupos, sendo que cada um apresenta atuação distinta com relação ao ensino de gramática. Por meio dos resultados, foi possível tecer considerações sobre a influência dos contextos de atuação na prática do professor,sobretudo no que tange à possibilidade de integrar forma e comunicação, buscando o desenvolvimento da gramática como habilidade. Além disso, foi possível apontar encaminhamentos para a área de formação de professores, refletindo acerca da relação teoria e prática, visando ao ensino eficaz e significativo da LI em diversos contextos educacionais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7226263950843874por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record