Show simple item record

dc.contributor.authorCampos-Gonella, Cristiane Oliveira
dc.date.accessioned2016-06-02T20:24:01Z
dc.date.available2014-08-18
dc.date.available2016-06-02T20:24:01Z
dc.date.issued2014-06-30
dc.identifier.citationCAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. A teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docente. 2014. 242 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5636
dc.description.abstractThis study aims at investigating the effects of using the swalesian genre analysis theory in the process of teacher education. The participants are pre-service teachers of English as a foreign language, who are in the third-year of their undergraduate course in Languages and Literature. The theoretical frameworks of this research combine the theory and pedagogy of genres and the theory of teacher education, the latter in light of the teacher cognition studies. The investigation can be classified as essentially qualitative, with an interpretive and ethnographic perspective. The data analysis process reveals that the use of the genre theory in language teacher education can be considered an adequate instrument for both, a better understanding of the text, ultimately promoting a better understanding of the situated use of the target language by student-teachers, as well as an exercise of methodological choices and implementation of education. These aspects, together, converged on an improvement of teacher knowledge. In this sense, this study contributes to the affirmation of the genre theory in English language teacher education by providing both, subsidy and varied perspectives to the process.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectGêneros discursivospor
dc.subjectConhecimento profissional docentepor
dc.subjectCognição docentepor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectFormação de professores de língua inglesapor
dc.subjectCognição de professorespor
dc.subjectGenreseng
dc.subjectEnglish language teacher educationeng
dc.subjectTeacher knowledgeeng
dc.subjectTeacher cognitioneng
dc.titleA teoria de gêneros na formação inicial de professores de língua inglesa: investigando contribuições para o desenvolvimento do conhecimento docentepor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Augusto-Navarro, Eliane Hercules
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5716027350340906por
dc.description.resumoEste estudo objetiva investigar os reflexos da utilização da teoria de gêneros textuais sob a perspectiva swalesiana no processo de formação pré-serviço de professores de inglês como língua estrangeira, mais precisamente entre alunos do terceiro ano de um curso de Letras. Tendo como pilares teóricos a teoria e pedagogia de gêneros e a formação de professores à luz dos estudos em cognição, trata-se de uma investigação essencialmente qualitativa, de perspectiva interpretativista e de base etnográfica. Por meio das análises realizadas, verificamos que a abordagem da teoria de gêneros na formação de professores de línguas se revelou um instrumento tanto para a melhor relação com o texto, em última instância para a melhor compreensão do uso situado da língua-alvo pelos alunos-professores, quanto para o exercício de escolhas metodológicas e de concretização do ensino. Tais aspectos, juntos, convergiram para o aprimoramento do conhecimento docente. Nesse sentido, este trabalho contribui para a afirmação da teoria de gêneros na formação de professores de inglês pelo subsídio e perspectivas que fornece ao processo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record