Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDomingos, Valéria Salomon
dc.date.accessioned2016-06-02T20:29:24Z
dc.date.available2013-10-07
dc.date.available2016-06-02T20:29:24Z
dc.date.issued2013-08-05
dc.identifier.citationDOMINGOS, Valéria Salomon. Desenvolvendo os conceitos de perímetro e de área no ensino fundamental. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5946
dc.description.abstractThis paper consists of a series of didactic activities aiming at making the teaching/ learning of the concept of perimeter and planimetry easier for sixth grade elementary students. Our objective is to provide students with an opportunity of meaningful learning of those concepts, as well as an introduction to the formulae for the resolution of geometry problems about perimeter and area. The activities are designed to allow the use of geoboard, EVA materials, as well as guidance which help the grasping of concepts and solution of geometry problems. Those activities were performed in two sixth grade classes from two public schools in the city of Ribeirão Preto SP, Brazil. The results were analyzed using the students answers to the exercise. As an outcome, we managed to design a didactic learning tool, validated by this experiment, ready to be used directly or adapted by teachers in similar circumstances.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopor
dc.subjectPerímetro (Matemática)por
dc.subjectÁrea (Matemática)por
dc.titleDesenvolvendo os conceitos de perímetro e de área no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paterlini, Roberto Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6240750958932738por
dc.description.resumoNosso trabalho propõe uma série de atividades didáticas que têm o objetivo de facilitar o processo de ensino/aprendizagem dos conceitos de perímetro e de área de figuras planas no 6º ano do Ensino Fundamental. Nosso propósito é proporcionar aos estudantes uma oportunidade de realizar uma aprendizagem significativa sobre esses conceitos e iniciar seu contato com as fórmulas para a resolução de problemas geométricos sobre perímetro e área. Ao construir essas atividades incluímos experimentos com o geoplano, materiais confeccionados com EVA e orientações que auxiliam a compreensão dos conceitos e a resolução dos problemas propostos. Estas atividades foram aplicadas em duas classes de 6º ano de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto. Analisamos os resultados das atividades através das respostas que os estudantes nos forneceram. Obtivemos assim um produto didático, validado com esse experimento e que pode ser usado diretamente ou adaptado por outros professores em circunstâncias similares.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples