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dc.contributor.authorBritto, Denise Fernandes
dc.date.accessioned2016-06-02T20:38:29Z
dc.date.available2015-02-11
dc.date.available2016-06-02T20:38:29Z
dc.date.issued2014-12-12
dc.identifier.citationBRITTO, Denise Fernandes. Trabalho e cultura organizacional no discurso da mídia: uma análise da revista Você S/A. 2014. 219 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6692
dc.description.abstractThe culture of work, comprising the values, ideas and shared behaviors between individuals in organizations, has been modified from the restructuring process. The objective of this research is to identify how the organizational discourse constructed by the media reinforces ideologically such transformations, generating a representation of the desired profile of the contemporary worker. For this, we analyze news from the magazine Você S/A on its Career section, based on categories of Discourse Analysis and sociological theory about the world of work. The topics more focused by the magazine were analyzed in relation to discursive aspects of intertextuality and interdiscursivity in written texts and images of the articles. Thus, it was possible to realize that organizational culture in media discourse follows the business management perspective, regulatory and uncritical. The ideological process hide the mechanisms of pressure and overload work by enhancing the desired values of the new worker's profile, based on autonomy, skills, flexibility and innovation. Figures such as coach, consultant, leader, entrepreneur and professionals related to human resources are central to the consolidation of work and organizational culture. In addition, there is a convergence between journalistic, business and educational discourses, focused on the executive worker training that compounds the public of Você S/A. The reports prescribe "recipes" that are assertive when discuss the employee's responsibilities, while the benefits are only in the bound of possibilities.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectSociologia do trabalhopor
dc.subjectMeios de comunicação de massapor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectWorkeng
dc.subjectOrganizational cultureeng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.titleTrabalho e cultura organizacional no discurso da mídia: uma análise da revista Você S/Apor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lima, Jacob Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9244132532446607por
dc.description.resumoA cultura organizacional, compreendendo o conjunto de valores, ideias e comportamentos compartilhados entre os indivíduos nas empresas, tem se modificado a partir do processo de reestruturação produtiva. O objetivo desta pesquisa é identificar como o discurso organizacional construído pela mídia reforça ideologicamente tais transformações, gerando uma representação do perfil desejável do trabalhador contemporâneo. Para isso, analisamos as matérias jornalísticas da revista Você S/A sobre carreira, a partir de categorias da Análise do Discurso e do aporte teórico sociológico sobre o mundo do trabalho. Os temas mais enfocados pela revista foram analisados em relação a aspectos discursivos da intertextualidade e interdiscursividade, nos textos escritos e imagéticos das reportagens. Com isso, foi possível constatar que a cultura organizacional no discurso da mídia segue a perspectiva da gestão empresarial, normativa e acrítica. O processo ideológico oculta os mecanismos de pressão e sobrecarga do trabalho ao enaltecer os valores desejados do novo perfil do trabalhador, baseados na autonomia, nas competências, na flexibilidade e na inovação. Figuras como coach, consultor, líder, empreendedor e os profissionais ligados a recursos humanos são centrais para a sedimentação do trabalho e da cultura organizacional. Além disso, há uma convergência entre os discursos jornalístico, empresarial e pedagógico, voltados à formação do trabalhador-executivo, que compõe o público da Você S/A. As reportagens prescrevem receitas , que são assertivas ao tratar as responsabilidades do trabalhador, enquanto os benefícios estão apenas no campo das possibilidades.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7082222267544728por


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