Show simple item record

dc.contributor.authorPontes, Flávio Aparecido
dc.date.accessioned2016-09-06T14:22:17Z
dc.date.available2016-09-06T14:22:17Z
dc.date.issued2015-03-10
dc.identifier.citationPONTES, Flávio Aparecido. A formação do técnico em agroecologia na Escola Professora Nair Luccas Ribeiro, no Assentamento Gleba XV de Novembro, SP : sua gênese e seus egressos. 2015. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7053.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7053
dc.description.abstractAgroecology considered scientific approach, theoretical, practical and methodological, based on different areas of knowledge, proposes to study development processes from an ecological and socio-cultural perspective, from a systemic approach, adopting the agroecosystem as the unit of analysis for support the transition from conventional agriculture models for styles of sustainable agriculture. In this context our goal was to understand how was the training of graduates of the first class of the Technical Course in Agroecology, carried into a school in Glebe XV settlement November in Rosana (SP) and the post-training course and the contribution them be as technicians in the settlements or in family plots. It is an applied research, qualitative and exploratory nature. The technical procedures used were bibliographical research, documentary research and surveys. To achieve the research objectives, we analyzed the political pedagogical project (PPP) of the course, the syllabus of the subjects interviewed and 9 teachers of the first class ,. We also interviewed 16 technicians Agroecology formed in the first class in order to verify the performance of these technicians. We carry out visits to four properties in order to verify the performance of these technicians, the techniques used and how the agro-ecological transition is taking place. It is concluded that in the process of transformation, knowledge and social change the formation of the first class of the technical course in agroecology has advanced, transforming through actions and thoughts forms of production of their families.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectTransição agroecológicapor
dc.subjectAgroecologyen
dc.subjectTechnical trainingen
dc.subjectField educationen
dc.subjectAgroecologycal transitionen
dc.titleA formação do técnico em agroecologia na Escola Professora Nair Luccas Ribeiro, no Assentamento Gleba XV de Novembro, SP : sua gênese e seus egressospor
dc.title.alternativeThe technician trainingin agroecology School Teacher Nair Luccas Ribeiro, in Settlement Gleba XV Novembro, SP : your genesis and your graduates.en
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pimentel, Andréa Eloisa Bueno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9330438553830026por
dc.contributor.advisor-co1Fontanetti, Anastácia
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3598362104615834por
dc.description.resumoA agroecologia considerada enfoque científico, teórico, prático e metodológico, com base em diversas áreas do conhecimento, se propõe a estudar processos de desenvolvimento sob uma perspectiva ecológica e sociocultural, a partir de um enfoque sistêmico, adotando o agroecossistema como unidade de análise, para apoiar a transição dos modelos convencionais de agricultura para estilos de agricultura sustentável. Neste contexto nosso objetivo foi compreender como se deu a formação dos egressos da primeira turma do curso de Técnico em Agroecologia, realizado numa escola implantada no assentamento Gleba XV de Novembro, em Rosana (SP), bem como a trajetória pós-formação e a contribuição dos mesmos seja enquanto técnicos nos assentamentos ou nos lotes familiares. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa e exploratória. Os procedimentos técnicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e levantamentos. Para atingir os objetivos da pesquisa, analisamos o projeto político pedagógico (PPP) do curso, os planos de ensino das disciplinas e entrevistamos 9 docentes da primeira turma,. Entrevistamos também os 16 Técnicos em Agroecologia formados na primeira turma, a fim de verificar a atuação desses técnicos. Realizamos visitas a quatro propriedades com o intuito de verificar a atuação desses técnicos, as técnicas utilizadas e de que forma a transição agroecológica está transcorrendo. Concluímos assim, que no processo de transformação, do conhecimento e da mudança social a formação da primeira turma do curso técnico em agroecologia já avançou, transformando por meio de ações e pensamentos as formas de produção das suas famílias.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - PPGADR-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7907514844842045por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record