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dc.contributor.authorLopes, Priscilla de Abreu
dc.date.accessioned2016-09-12T14:04:09Z
dc.date.available2016-09-12T14:04:09Z
dc.date.issued2010-08-27
dc.identifier.citationLOPES, Priscilla de Abreu. Agrupamento de dados semissupervisionado na geração de regras fuzzy. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7061.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7061
dc.description.abstractInductive learning is, traditionally, categorized as supervised and unsupervised. In supervised learning, the learning method is given a labeled data set (classes of data are known). Those data sets are adequate for problems of classification and regression. In unsupervised learning, unlabeled data are analyzed in order to identify structures embedded in data sets. Typically, clustering methods do not make use of previous knowledge, such as classes labels, to execute their job. The characteristics of recently acquired data sets, great volume and mixed attribute structures, contribute to research on better solutions for machine learning jobs. The proposed research fits into this context. It is about semi-supervised fuzzy clustering applied to the generation of sets of fuzzy rules. Semi-supervised clustering does its job by embodying some previous knowledge about the data set. The clustering results are, then, useful for labeling the remaining unlabeled data in the set. Following that, come to action the supervised learning algorithms aimed at generating fuzzy rules. This document contains theoretic concepts, that will help in understanding the research proposal, and a discussion about the context wherein is the proposal. Some experiments were set up to show that this may be an interesting solution for machine learning jobs that have encountered difficulties due to lack of available information about data.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAprendizado Semi-Supervisionadopor
dc.subjectAgrupamento Fuzzy de Dadospor
dc.subjectGeração de Regras Fuzzypor
dc.subjectSemi-Supervised Learningeng
dc.subjectFuzzy Data Clusteringeng
dc.subjectFuzzy Rules Generationeng
dc.titleAgrupamento de dados semissupervisionado na geração de regras fuzzypor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Camargo, Heloisa de Arruda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0487231065057783por
dc.description.resumoO aprendizado indutivo é, tradicionalmente, dividido em supervisionado e não supervisionado. No aprendizado supervisionado é fornecido ao método de aprendizado um conjunto de dados rotulados (dados que tem a classe conhecida). Estes dados são adequados para problemas de classificação e regressão. No aprendizado não supervisionado são analisados dados não rotulados, com o objetivo de identificar estruturas embutidas no conjunto. Tipicamente, métodos de agrupamento não se utilizam de conhecimento prévio, como rótulos de classes, para desempenhar sua tarefa. A característica de conjuntos de dados atuais, grande volume e estruturas de atributos mistas, contribui para a busca de melhores soluções para tarefas de aprendizado de máquina. É neste contexto em que se encaixa esta proposta de pesquisa. Trata-se da aplicação de métodos de agrupamento fuzzy semi-supervisionados na geração de bases de regras fuzzy. Os métodos de agrupamento semi-supervisionados realizam sua tarefa incorporando algum conhecimento prévio a respeito do conjunto de dados. O resultado do agrupamento é, então, utilizado para rotulação do restante do conjunto. Em seguida, entram em ação algoritmos de aprendizado supervisionado que tem como objetivo gerar regras fuzzy. Este documento contém conceitos teóricos para compreensão da proposta de trabalho e uma discussão a respeito do contexto onde se encaixa a proposta. Alguns experimentos foram realizados a fim de mostrar que esta pode ser uma solução interessante para tarefas de aprendizado de máquina que encontram dificuldades devido à falta de informação disponível sobre dados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3649682406137432por


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