Show simple item record

dc.contributor.authorBarbosa, Rita de Cássia Moreno
dc.date.accessioned2016-09-13T14:53:10Z
dc.date.available2016-09-13T14:53:10Z
dc.date.issued2015-02-23
dc.identifier.citationBARBOSA, Rita de Cássia Moreno. Infância, autonomia e pós-estruturalismo : alguns diálogos. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7103.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7103
dc.description.abstractThe central objective of this research was to discuss, within the sociology of childhood, how the children´s action has been designed and channeled. From a literature review of some reputable authors, namely: Jens Qvortrup, Leena Alanen, Mayall, William Corsaro, Allison James, Chris Jenks and Alan Prout; traveled briefly the main theoretical aspects that make up the field of New Sociology of Childhood seeking clues about how they understand the role of the child within the social fabric. Our aim was to show how the representation of incompleteness and dependence in which we insist glimpse children, linked to social and educational expectations of building an ideal subject (read disciplined, rational and univocal) has influenced directly in their / our shares and relationships. All these theoretical approaches have in common the desire to observe the child autonomously, that is, as an independent analytical category. However, as we saw in this study and develop the concept of autonomous child has been appropriated by different currents in very different ways and even controversial. For this reason, we look back with greater emphasis on post-critical theoretical approaches to the extent that most of the authors understand that the concept of autonomy is insufficient to discuss social action of children. Found in the post-structuralism - theoretical model that drove the post-critical theory - theoretical and methodological elements to reconsider the role of children from the study of relations. This line of thought seems promising in that it focuses on the study not of static subjects, but the relationship between them. Our aim was to contribute to provide evidence and discussions of post-structuralist theoretical perspective, taking it, not just as a tool for a conceptual analysis of the major issues that affect early childhood education; as well as discussing the practical feasibility of a post-structuralist education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectSociologia da Infânciapor
dc.subjectPós-estruturalismopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectSociology of childhoodeng
dc.subjectPost-structuralismeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.titleInfância, autonomia e pós-estruturalismo : alguns diálogospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Flávio Caetano da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7889803676083470por
dc.description.resumoO objetivo central desta pesquisa foi discutir, no interior da Sociologia da Infância, de que forma a ação das crianças vem sendo pensada e problematizada. A partir de uma análise bibliográfica de alguns autores referência deste campo, a saber: Jens Qvortrup, Leena Alanen, Mayall, Willian Corsaro, Allisson James, Chris Jenks e Alan Prout; percorremos brevemente pelas principais vertentes teóricas que compõem o campo da Nova Sociologia da Infância buscando vestígios sobre como entendem o papel da criança no interior da trama social. Nosso intuito foi problematizar a representação de incompletude e dependência pela qual insistimos em vislumbrar as crianças, atrelada ao modo como nossas expectativas sociais e pedagógicas de construção de um sujeito ideal (leia-se disciplinado, racional e unívoco) tem influído diretamente em suas/nossas ações e relações. Todas estas correntes teóricas têm em comum o desejo de observar a criança de forma autônoma, ou seja, enquanto categoria analítica independente. Entretanto, conforme constatamos e desenvolvemos nesta pesquisa o conceito de criança autônoma tem sido apropriado pelas diferentes correntes de formas muito variadas e até mesmo controversas. Por este motivo, nos debruçamos com maior ênfase nas abordagens teóricas pós-estruturalistas, na medida em que grande parte de seus autores compreende que o conceito de autonomia é insuficiente para debater sobre a ação social das crianças. Encontramos no pós-estruturalismo – vertente teórica que impulsionou a teoria pós-crítica na pedagogia – subsídios teórico-metodológicos para repensar a atuação das crianças a partir do estudo das relações. Essa corrente de pensamento nos parece promissora na medida em que tem como foco o estudo não dos sujeitos de forma estática, mas da relação entre eles. Nosso intuito foi contribuir para apresentar elementos e reflexões da perspectiva teórica pós-estruturalista, tomando-a, não apenas como ferramenta para uma análise conceitual das grandes questões que acometem a Sociologia da Infância; como também incitar discussões sobre a viabilidade prática de uma educação pós-estruturalista.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2944313018922974por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record