Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Emerson de Souza
dc.date.accessioned2016-09-15T13:24:53Z
dc.date.available2016-09-15T13:24:53Z
dc.date.issued2015-08-06
dc.identifier.citationSILVA, Emerson de Souza. Desenvolvimento curricular de Matemática nos anos iniciais na perspectiva do professor e do coordenador: um estudo do projeto EMAI de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7152.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7152
dc.description.abstractThe general objective of this research paper is to have an understanding of the process of curricular development in the Initial Years of Basic Education from the perspective of teachers and teacher coordinator. This general objective breaks itself up into two specific ones: 1. to describe the perceptions of teachers about the project “Mathematical Education in the Initial Years (EMAI)”; 2. to point out the main aspects involved in curricular development for these teachers and teacher coordinator of the Initial Years within the scope of teacher formation. To this aim a qualitative research was done, of the interpretative type, in a State Public School in the city of Franca (SP) and three instruments were employed for data compiling: open and closed question type questionnaires for teachers; interview with three pre-selected teachers and a teacher coordinator of the school besides videos furnished by the school and the Regional Educational Bureau of the São Paulo State Educational Secretary. Results indicate that teachers realize positive aspects of the EMAI Project, such as well-built learning sequences containing diversified activities, teaching work guidance, enhancement of student thought and creativity, and spiral teaching and learning. On the other hand they point out some limitations of pedagogical practice in relation to the need for concept systematizing, insufficient time for activities, and the need for more problem-solving situations within the learning sequences. In relation to the curricular development in the school we were able to demonstrate that the formation done with the teachers has been directed to the implementation of the prescribed and presented curriculum, although we have gathered indications, voiced by teachers and the coordinator, of the need to enhance the formation under the perspective of collaborative teams that could give greater autonomy to the teacher providing him with a differentiated look, mainly on the real curriculum, as observed in classroom practice, in search for a comprehension of mathematical contents and forms of teaching and learning.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducação matemática nos anos iniciaispor
dc.subjectProjeto EMAIpor
dc.subjectProfessores que ensinam matemática nos anos iniciaispor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectInitial years mathematical educationeng
dc.subjectEMAI Projecteng
dc.subjectTeachers that teach mathematics in the initial yearseng
dc.titleDesenvolvimento curricular de Matemática nos anos iniciais na perspectiva do professor e do coordenador: um estudo do projeto EMAI de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gama, Renata Prenstteter
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4153572041829838por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender o processo de desenvolvimento curricular nos Anos Iniciais a partir da perspectiva dos professores e do coordenador. Esse objeto se desmembra em dois objetivos específicos: 1. descrever as percepções dos professores sobre o projeto “Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI)”; 2. apontar os principais aspectos envolvidos no desenvolvimento curricular dos professores e do coordenador nos Anos Iniciais a partir de espaços de formação de professores. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo interpretativa, em uma Escola Pública Estadual na cidade de Franca (SP) e utilizou três instrumentos para a construção dos dados: questionário contendo questões fechadas e abertas com os professores; entrevistas com três professoras selecionadas e coordenadora pedagógica da escola e vídeos disponibilizados pela escola e pela Diretoria de Ensino. Os resultados revelam que os professores percebem aspectos positivos do Projeto EMAI, como as sequências didáticas bem elaboradas com atividades diversificadas, direcionamento do trabalho docente, valorização do pensamento do aluno e da criatividade, conteúdo em espiral. Por outro lado, apontam limitações na prática pedagógica em relação à necessidade de sistematização dos conceitos, ao tempo insuficiente para o desenvolvimento das atividades, ao acréscimo de mais situações-problema nas sequências. Em relação ao desenvolvimento curricular na escola, pudemos evidenciar que a formação desenvolvida com os professores têm se constituído de forma direcionada na implementação do currículo prescrito e apresentado, porém percebemos indícios, nas vozes das professoras e da coordenadora, da necessidade de ampliar a formação em uma perspectiva de grupos colaborativos, que podem oportunizar maior autonomia ao professor, permitindo-lhe um olhar diferenciado, sobretudo para o currículo real, efetivado na prática da sala de aula, buscando a compreensão dos conteúdos matemáticos e das formas de ensinar e aprender.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2320361418230249por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record