Show simple item record

dc.contributor.authorRibeiro Junior, Djalma
dc.date.accessioned2016-09-20T18:07:05Z
dc.date.available2016-09-20T18:07:05Z
dc.date.issued2016-02-19
dc.identifier.citationRIBEIRO JUNIOR, Djalma. Processos educativos vivenciados em experiências de comunicação popular na Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA). 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7281.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7281
dc.description.abstractThe current thesis is dedicated to research the educational processes that are lived deeply in experiences of popular communication in Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA). We intend to understand together with the participant subjects of the research which educational processes are present in their experiences of participation in MOSCA. It is evident that MOSCA composes popular communications processes, approaching critical perspectives on the concentration of the media and fortifying struggles for democratization of society, which goes through the democratization of the media process. Another sought objective was to collaborate to the recognition of the Popular Communication as a key part of the Communication field, contributing to the critical analysis concerning social interfaces of communication, especially those in which Popular Communication finds the Popular Education to establish a proposal of construction of a fairer world that respects and fortifies the diverse cultures that compose our society. We seek to combine scientific and critical in a process of construction of the scientific knowledge with social commitment at the interface between Popular Communication and Popular Education. This research assumed a posture of critical science and proposes the participation in the debate concerning the non-coloniality of knowledge, noting that there are other communications and educations that are experienced in marginalized social practices by the legal apparatuses that legislate on the sector of the communication. It is being considered the understanding that in all social practices it is possible to find educational processes in various dimensions and allow the construction of scientific knowledge with social commitment, based on dialogue, respect and responsibility of the participant subjects of the research. The research methodology was qualitative characteristic, based on dialogue and proposal of a working community. It is important to detach that the scientific researcher has a militancy relationship with MOSCA since 2005, where he acts as a teacher of audiovisual workshops. Data collection was set up by interviews carried through in 2015, in audiovisual recordings that date back from 2006 and systemize participant observation in 2015, when occurred the tenth edition of MOSCA. The analyzed data had pointed with respect to categories indicating educational process that values the dialogue, the exchanges, the criticality, the participation, the autonomy, the belonging, the identification, the engagement, the affirmation and appropriation.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProcessos educativospor
dc.subjectComunicação popularpor
dc.subjectDemocratização da comunicaçãopor
dc.subjectMostra Audiovisual de Cambuquira (MOSCA)por
dc.subjectDemocratization of the communicationeng
dc.subjectEducative processeseng
dc.subjectPopular communicationeng
dc.titleProcessos educativos vivenciados em experiências de comunicação popular na Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Waldenez de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3404769527869004por
dc.description.resumoA presente tese se dedicou a pesquisar os processos educativos que são vivenciados em experiências de comunicação popular na Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA). Pretendemos compreender, juntos com os sujeitos participantes da pesquisa, que processos educativos estão presentes nas suas experiências de participação na MOSCA. É evidenciado que a MOSCA compõe processos de comunicações populares, aproximando perspectivas críticas em relação à concentração dos meios de comunicação e fortalecendo lutas em favor da democratização da sociedade, a qual passa pelo processo de democratização dos meios de comunicação. Outro objetivo buscado foi o de colaborar para o reconhecimento da Comunicação Popular como parte fundamental do campo da Comunicação, contribuindo com a reflexão crítica acerca das interfaces sociais da comunicação, sobretudo àquelas em que a Comunicação Popular se encontra com a Educação Popular para estabelecer uma proposta de construção de um mundo cada vez mais justo que respeite e fortaleça as diversas culturas que compõem nossa sociedade. Buscamos aliar cientificidade e criticidade em um processo de construção do conhecimento científico com compromisso social na interface entre a Comunicação Popular e a Educação Popular. Nesta pesquisa assumimos uma postura de ciência crítica e nos propomos a participar do debate acerca da descolonialidade do saber, destacando que há outras comunicações e educações que são vivenciadas em práticas sociais marginalizadas pelos aparatos jurídicos que legislam sobre o setor da comunicação. Partimos, também, da compreensão de que em todas as práticas sociais é possível encontramos processos educativos em diversas dimensões e que possibilitam a construção do conhecimento científico com compromisso social, pautada no diálogo, no respeito e na responsabilidade dos sujeitos participantes da pesquisa. A metodologia da pesquisa foi de característica qualitativa, pautada no diálogo e na proposta de uma comunidade de trabalho. Importante destacar que o pesquisador científico possui uma relação de militância com a MOSCA desde 2005, onde atua como oficineiro de realização audiovisual. A coleta de dados foi configurada por entrevistas realizadas no ano de 2015, em registros audiovisuais que remontam desde o ano de 2006 e em observação participante sistematizada no ano de 2015, quando ocorreu a décima edição da MOSCA. Os dados analisados apontaram para categorias que indicam processos educativos que valorizam o diálogo, as trocas, a criticidade, a participação, a autonomia, o pertencimento, a identificação, o engajamento, a afirmação e a apropriação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7242263940723603por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record