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dc.contributor.authorTerezani, João Henrique Tellaroli
dc.date.accessioned2016-09-23T18:33:47Z
dc.date.available2016-09-23T18:33:47Z
dc.date.issued2014-08-29
dc.identifier.citationTEREZANI, João Henrique Tellaroli. Ouvindo vazios : os silêncios em A erva do rato e Cleópatra de Júlio Bressane. 2014. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7408.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7408
dc.description.abstractThis work aims to discuss the representation of silence in films. Our objects of study are the films Cleópatra and A erva do rato both by Julio Bressane, since the phenomenon of silence emerges as a recurring theme in the style of this director. The analyzes found in this work focus on the discussion of the phenomenon linked to its discursive, and its physical appearance, and also about its manifestations in artistic fields like music, poetry and cinema. To do so, we had as main references studies of Paul Théberge, Fernando Morais da Costa, Virginia Flores about the sound in cinema, John Cage, Susan Sontag, José Miguel and Jorge Antunes Wisnik on the representativeness of silence for the arts in general.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectSilênciopor
dc.subjectSom no cinemapor
dc.subjectJulio Bressanepor
dc.subjectSilenceeng
dc.subjectSound cinemaeng
dc.titleOuvindo vazios : os silêncios em A erva do rato e Cleópatra de Júlio Bressanepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Miranda, Suzana Reck
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566012598222563por
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objetivo discutir a representação do silêncio pelo cinema, tendo como objeto de estudo os filmes Cleópatra e A erva do rato de Julio Bressane, uma vez que o fenômeno desponta como um recurso recorrente dentro do estilo deste diretor. As análises encontradas neste trabalho concentram-se na discussão acerca dos conceitos atrelados ao fenômeno do silêncio discursivo, físico e de suas manifestações nos campos artísticos como a música, a poesia e o cinema, sendo este último o ponto nodal de nossa discussão. Para tanto, tivemos como principais referências os estudos de Paul Thebérge, Fernando Morais da Costa, Virgínia Flores acerca do som no cinema, John Cage, Susan Sontag, José Miguel Wisnik e Jorge Antunes sobre a representatividade do silêncio pelas artes em geral.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4659424010227734por


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