Show simple item record

dc.contributor.authorGallano, Tamiris Poletini
dc.date.accessioned2016-09-27T19:31:50Z
dc.date.available2016-09-27T19:31:50Z
dc.date.issued2016-02-26
dc.identifier.citationGALLANO, Tamiris Poletini. Responder por exclusão envolvendo relações palavra-objeto e palavra-ação. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7505.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7505
dc.description.abstractResponding by exclusion is defined, in conditional discriminations tasks, as the immediate selection of a new stimulus, among other known stimuli, when a new sample stimulus is presented. Responding by exclusion is usually investigated by using nameobject relations as a baseline. However, generalization data of this behavior pattern to other classes of words, such as verbs, are scarce. This study investigated exclusion responding and learning of word-object (nouns) and word-action (verbs) relations in children aged 24 to 29 months. The presentation order of conditions (Noun or Verb) was counterbalanced across participants. After one, four, seven and 10 exclusion trials learning probes were presented. Results showed that baseline training for the Verb condition required a higher number of trials compared to the Noun condition. On the first exclusion probe, participants consistently selected the new stimulus, although greater variability was observed for the Verb condition. Only one participant showed positive outcomes on the learning probes, for one of the relations of the Noun condition. The study replicated previous findings on exclusion responding using nouns and extended it to name-action (verb) relations and to children aged about two years. The data points to the existence of different levels of learning and the need for a clear specification of how to measure learning outcomes of exclusion responding.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectControle de estímulospor
dc.subjectEmparelhamento com o modelopor
dc.subjectResponder por exclusãopor
dc.subjectCrianças pequenaspor
dc.subjectRelações entre palavraspor
dc.subjectStimuli controleng
dc.subjectMatching to sampleeng
dc.subjectExclusion respondingeng
dc.subjectYoung childreneng
dc.subjectWord relationseng
dc.subjectObjects and actionseng
dc.titleResponder por exclusão envolvendo relações palavra-objeto e palavra-açãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Deisy das Graças de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4404800720856419por
dc.description.resumoO responder por exclusão é definido, em tarefas de discriminação condicional, como a seleção imediata de um novo estímulo, entre outros estímulos familiares, quando um estímulo modelo também novo é apresentado. O responder por exclusão é usualmente investigado por meio do uso de uma linha de base de relações nome-objeto. No entanto, os dados de generalização desse padrão comportamental para outras classes de palavras, como verbos, é escasso. O presente estudo investigou o responder por exclusão e a aprendizagem por exclusão de relações nome-objeto (substantivos) e nome-ação (verbos) em crianças com idade entre 24 e 29 meses. A ordem de apresentação de ambas as condições (Substantivo e Verbo) foi contrabalanceada entre os participantes. Após uma, quatro, sete e 10 tentativas de exclusão eram apresentadas tentativas de sonda de aprendizagem. Os resultados mostraram que o treino de linha de base para a Condição Verbo requereu um maior número de tentativas quando comparada com a Condição Substantivo. Na primeira sonda de exclusão, os participantes selecionaram consistentemente o estímulo novo, embora com maior variabilidade para a Condição Verbo. Apenas um participante mostrou resultados positivos na sonda de aprendizagem e isto ocorreu para uma das relações da Condição Substantivo. O presente estudo replicou os resultados de estudos prévios, sobre o responder por exclusão, que empregaram substantivos e estendeu os resultados para relações nome-ação (verbo) e para crianças com idade próxima a dois anos. Os dados apontam para a existência de diferentes níveis de aprendizagem de uma relação e a necessidade de uma especificação clara de como medir a aprendizagem que emerge do responder por exclusão.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.sponsorshipIdFAPESP (Processo No. 2008/57705-8) ; CNPq (Processo No. 573972/2008-7)por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4831695575141403por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record