Show simple item record

dc.contributor.authorRamos, Caroline Lameza
dc.date.accessioned2016-09-28T20:19:59Z
dc.date.available2016-09-28T20:19:59Z
dc.date.issued2015-04-23
dc.identifier.citationRAMOS, Caroline Lameza. O ensino de probabilidade com o uso de mágicas fundamentadas matematicamente. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7580.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7580
dc.description.abstractThis work has as objective to develop the basic concepts of Probability in 9th grade classes of elementary public school in the countryside of São Paulo state. In this regard, was used Mathematical Magic in order to make teaching more pleasant and meaningful, and, concurrentily we also remained the use of pedagogical instrument problem-solving techniques to the development of these activities. The theme was chosen because the fact of being little explored and worked in basic education, even though presenting applications in many areas and in everyday life. The proposals magic involved simple probability situations and practices, and search for the concepts of the tackle issue and instigate creativity, and critical thinking of learners. Thus, the proposed activities improved the mathematical knowledge of learners and developed a different dynamic, providing a greater involvement in class and consequentily providing enhancements on student performance.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProbabilidadespor
dc.subjectMágicas matemáticaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEnsino - básicopor
dc.subjectProbabilityeng
dc.subjectMathematical magiceng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.titleO ensino de probabilidade com o uso de mágicas fundamentadas matematicamentepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Malagutti, Pedro Luiz Aparecido
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462523657624050por
dc.description.resumoEsse trabalho teve por objetivo desenvolver conceitos básicos de Probabilidade em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Para isso, fez-se o uso de mágicas matemáticas a fim de tornar o ensino mais prazeroso e significativo, e, em paralelo, também manteve-se o uso do instrumento pedagógico resolução de problemas para o desenvolvimento das atividades. O tema foi escolhido devido ao fato de ser pouco explorado e trabalhado no Ensino Básico, mesmo apresentando aplicações em diversas áreas e no cotidiano. As mágicas propostas envolveram situações simples e práticas de probabilidade, e buscaram questionar os conceitos do tema abordado e instigar a criatividade, crítica e raciocínio dos alunos. Com isso, as atividades propostas aprimoraram o conhecimento matemático dos estudantes e desenvolveram uma dinâmica diferenciada, proporcionando um maior envolvimento dos mesmos durante as aulas e, consequentemente, melhorias no desempenho estudantil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0956645717031413por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record