dc.contributor.author | Pereira, Nilce Maria de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2016-10-04T18:51:36Z | |
dc.date.available | 2016-10-04T18:51:36Z | |
dc.date.issued | 2016-03-17 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Nilce Maria de Oliveira. Uma proposta para o ensino do conceito de matrizes em ambiente computacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7673. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7673 | |
dc.description.abstract | This present dissertation consists to propose alternative activities to the traditional teaching of matrices concept in the high school. At first it sought to identify difficulties from the students in solving problems which matrices concept were required. Subsequently, activities were proposed from routines in which employ the Scilab software in order to solve problems. Such activities followed the Didactic Engineering as a research methodology. The usage of computer in the classroom assists students learning in innovative and pleasant ways, besides enhancing interesting and performance of the group. The activities were used in a high school third grade classroom from public school network where the researcher has been working for over twenty-five years. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Matrizes | por |
dc.subject | Engenharia didática | por |
dc.subject | Scilab | por |
dc.subject | Matrices | eng |
dc.subject | Didactic engineering | eng |
dc.title | Uma proposta para o ensino do conceito de matrizes em ambiente computacional | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Peixoto, Magda da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0413910306376054 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste em propor atividades alternativas ao tradicional ensino do conceito de Matriz no Ensino Médio. Inicialmente buscou-se detectar as dificuldades que os alunos encontram ao resolver problemas que necessitam da compreensão do conceito de Matriz. Em seguida, foram propostas atividades a partir de rotinas, utilizando o ambiente Scilab para resolução dos exercícios. As atividades seguiram os passos da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa. O uso de computadores em sala de aula auxilia a aprendizagem dos alunos de forma inovadora e mais prazerosa, aumentando o nível e interesse e desempenho da turma. As atividades foram aplicadas a alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual na qual trabalha a pesquisadora há mais de vinte e cinco anos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3127997716929268 | por |