Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlmeida, Nathália Suppino Ribeiro de
dc.date.accessioned2016-10-10T18:41:34Z
dc.date.available2016-10-10T18:41:34Z
dc.date.issued2016-02-24
dc.identifier.citationALMEIDA, Nathália Suppino Ribeiro de. O diretor de escola e a produção de subjetividade : desafios da democratização da escola pública. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7764.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7764
dc.description.abstractThe present study had as its object the investigation of discourses present in the perceptions of the school principal about the school democratization and education in Brazil. Therefore, we seek to understand aspects of the production of subjectivity of public school principal among the speeches and democratization processes experienced in our country. They analyzed the statements of public school principals of municipal Ribeirao Preto, with over fifteen years of experience in office, in order to understand how it produces its subjectivity considering the complexity of relationships in which they operate and social, cultural and historical elements that permeate. The methodological bases used guided in qualitative approaches, theoretical and bibliographic interdisciplinary study, semi-structured taped interviews, nonparticipant observation and analysis of speeches in French perspective. The main theoretical framework adopted, based on the theories of Michel Foucault, includes numerous studies on the analysis of speeches and the subject while production of power relations that is part and elements that make up its historical and social context. We note that the speeches concerning the democratic management often define this school management model as one in which the director allows the students at school entry and family that they give opinions freely. However, in many situations, such access is only allowed for matters involving the student in a timely manner, while other matters concerning the institution remain centralized in the head, leaving him, the final decision. The dicurso democratic management by the free access of parents to school, so keep hidden these mechanisms, Aleem to strengthen the authority of the director, the institution away from behaviors that promote democratization.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProdução de subjetividadepor
dc.subjectDiretor de escolapor
dc.subjectAnálise de discursospor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectProduction of subjectivityeng
dc.subjectSchool principaleng
dc.subjectAnalysis of speecheseng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleO diretor de escola e a produção de subjetividade : desafios da democratização da escola públicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Flávio Caetano da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7889803676083470por
dc.description.resumoO presente estudo teve como objeto, a investigação dos discursos presentes nas percepções do diretor escolar acerca dos processos de democratização da escola e da educação no Brasil. Para tanto, buscamos compreender aspectos da produção da subjetividade do diretor de escola pública em meio aos discursos e processos de democratização vivenciados em nosso país. Foram analisados os enunciados de diretores de escolas públicas da rede municipal de Ribeirão Preto-SP, com mais de quinze anos de experiência no cargo, com a finalidade de compreendermos a forma como se produz a sua subjetividade considerando a complexidade das relações em que se inserem e os elementos sociais, culturais e históricos que os permeiam. As bases metodológicas utilizadas pautaram-se em abordagens qualitativas, estudo teórico e interdisciplinar bibliográfico, entrevistas gravadas semiestruturadas, observação não participante e análise de discursos na perspectiva francesa. O principal referencial teórico adotado, baseado nas teorias de Michel Foucault, contempla inúmeros estudos sobre a análise de discursos e o sujeito enquanto produção das relações de poder de que é parte e dos elementos que compõem seu contexto histórico e social. Observamos que os discursos concernentes à gestão democrática, frequentemente, definem este modelo de gestão escolar como aquele em que o diretor permite a entrada da família dos alunos na escola e que esses opinem livremente. Entretanto, em muitas situações, esse acesso apenas é permitido para assuntos que envolvam o aluno de maneira pontual, enquanto que os demais assuntos concernentes à instituição permanecem centralizadas no diretor, cabendo a ele, a decisão final. O discurso da gestão democrática pelo livre acesso dos pais à escola, portanto, mantem ocultos esses mecanismos que, além de reforçarem a autoridade do diretor, afastam a instituição de condutas que promovam sua democratização.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7369163848226663por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples