Mostrar el registro sencillo del ítem
A teoria histórico-cultural e a brincadeira : (re)pensando a educação infantil a partir dos autores contemporâneos
dc.contributor.author | Faria, Mariana de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2016-10-14T19:54:50Z | |
dc.date.available | 2016-10-14T19:54:50Z | |
dc.date.issued | 2016-02-23 | |
dc.identifier.citation | FARIA, Mariana de Oliveira. A teoria histórico-cultural e a brincadeira : (re)pensando a educação infantil a partir dos autores contemporâneos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7897. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7897 | |
dc.description.abstract | We seek to apprehension, understand and analyze how the game is understood by the Historicalcultural Theory, in the context of Early Childhood Education, from the analysis of the productions of the following contemporary international authors: Marilyn Fleer, Mariane Hedegaard, Seth Chaiklin, Bert Van Oers, Elena Kravtsova and Gennadi Kravtsov. Because it is a theoretical study on the Historical-cultural Theory as well as the theoretical and methodological contributions made by international authors, were analyzed books and articles of the aforementioned authors, therefore the methodology adopted for this research is theoretical and bibliographical. With our analysis, we conclude that to the authors worked, Early Childhood Education should be structured to promote scientific learning of the child, goal of all education, therefore, play, regarded as the dominant activity of the preschool period, must be considered in the space of Early Childhood Education and can contribute to the development of the child. In the development of this work, we focus on the contributions of Marilyn Fleer, to be among the chosen authors, the author who has more discussed the issue of play in the space of Early Childhood Education. Therefore, we hope to contribute to think one Early Childhood Education quality for all walks of life, seeking the comprehensive development of children under five years in their maximum potential, based on the assumptions of Historicalcultu al Theory. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Teoria Histórico-cultural | por |
dc.subject | Brincadeira | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Historical-cultural Theory | eng |
dc.subject | Play | eng |
dc.subject | Childhood Education | eng |
dc.title | A teoria histórico-cultural e a brincadeira : (re)pensando a educação infantil a partir dos autores contemporâneos | por |
dc.title.alternative | The Historical-cultural Theory and play: (re)thinking Childhood Education from contemporary authors. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Hai, Alessandra Arce | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3845288858275245 | por |
dc.description.resumo | Buscamos apreender, compreender e analisar como a brincadeira é entendida pela Teoria Histórico-cultural, no contexto da Educação Infantil, a partir da análise das produções dos seguintes autores internacionais contemporâneos: Marilyn Fleer, Mariane Hedegaard, Seth Chaiklin, Bert Van Oers, Elena Kravtsova e Gennádi Kravtsov. Por se tratar de um estudo teórico sobre a Teoria Histórico-cultural, bem como das contribuições teóricas e metodológicas produzidas por autores internacionais, foram analisados livros e artigos dos autores supracitados, por isso a metodologia adotada para a realização desta pesquisa é de caráter teórico-bibliográfico. Com a nossa análise, concluímos que para os autores trabalhados, a Educação Infantil deve se estruturar visando promover a aprendizagem científica da criança, objetivo de toda a educação escolar, para tanto, a brincadeira, considerada como a atividade dominante do período pré-escolar, deve ser contemplada no espaço da Educação Infantil e pode contribuir com o desenvolvimento da criança. No desenvolvimento deste trabalho, focamos nas contribuições de Marilyn Fleer, por ser entre os autores escolhidos, a autora que mais tem discutido a questão da brincadeira no espaço da Educação Infantil. Diante disso, esperamos contribuir para pensar uma Educação Infantil de qualidade, para todas as camadas sociais, visando o desenvolvimento integral da criança menor de cinco anos, em suas máximas potencialidades, embasada nos pressupostos da Teoria Histórico-cultural. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4003449739655511 | por |