Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPúblio, Patrícia Lopes Ramos
dc.date.accessioned2016-10-18T14:43:28Z
dc.date.available2016-10-18T14:43:28Z
dc.date.issued2016-05-23
dc.identifier.citationPÚBLIO, Patrícia Lopes Ramos. Políticas de educação especial no município de Sorocaba, de 1988 a 2012. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7916.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7916
dc.description.abstractThe presente stud has as object the research analysis of the contexts of production of special education public policies on municipal de Sorocaba/SP in 1988 to 2012 period, in seeking to understand the production and negotiations about their meanings in ensuring the right to education. The research is methodologically and theoretically reference in the policy cycle approach formulated by Stephen Ball and contributors that highlighting the complex and controversial nature of educational policy, proposing the existence of a political cycle: the context of influence, the context of text production, the context of practice. For the analysis of specific fields sought to complementarity in the grounds of authors about the conceptions of the role of the State, public policy (educational) and the right to education. This methodological approach, built on a qualitative analysis, taking as axis the documental analysis and literature analysis. The survey reveals that the process of special education in the city, constituted in this period of twenty-five years, in each period sought to adjust the settings of the policies under discussion at the time (national and international), demonstrating how the context of influence was decisive. This process has advanced regarding the actions undertaken by the secretary of education in their government projects, however, for not consolidating as municipal public policy, ensuring the permanence of the rights conquered becomes fragile leaving open the possibility of disruptions. So the research reveals that the practice context is beyond the municipality’s text production context.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação especial - Política governamental - Brasilpor
dc.subjectEducação especial - Sorocaba (SP)por
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectCiclo de políticaspor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectEducation and stateeng
dc.titlePolíticas de educação especial no município de Sorocaba, de 1988 a 2012por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caiado, Kátia Regina Moreno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803778280883949por
dc.contributor.advisor-co1Chambal, Luís Alfredo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923363544357331por
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar os diferentes contextos de produção das políticas de Educação Especial na rede municipal de ensino em Sorocaba/SP no período de 1988 a 2012, na busca de compreender as produções e negociações permeadas pelos seus significados na garantia do direito à educação. A pesquisa se referencia teoricamente e metodologicamente na abordagem do ciclo de política, formulada por Stephen Ball e colaboradores que destacam a natureza complexa e controversa da política educacional, propondo a existência de um ciclo político: o contexto de influência, o contexto de produção de texto, e o contexto da prática. Para a análise dos campos específicos buscou-se complementariedade nas fundamentações teóricas de autores acerca das concepções sobre o papel do Estado, políticas públicas (educacionais) e o direito à educação. Esta proposta metodológica, constrói-se numa abordagem de análise qualitativa, tendo como eixos a análise documental e pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam que o processo das políticas de Educação Especial no município, constituídas neste período de vinte e cinco anos, em cada período buscou se ajustar às configurações das políticas em discussão na época (nacionais e internacionais), demonstrando o quanto o contexto de influência foi determinante. Este processo avançou com relação as ações desenvolvidas pela secretaria da educação em seus projetos governamentais, entretanto, por não se consolidarem como uma política pública municipal, a garantia da permanência dos direitos conquistados se torna frágil, deixando em aberto a possibilidade de rupturas. Assim, a pesquisa revela que o contexto de prática está para além do contexto de produção do texto do município.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3931921890850433por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples