dc.contributor.author | Oliveira, Lígia Maria Nogueira | |
dc.date.accessioned | 2016-10-19T13:09:26Z | |
dc.date.available | 2016-10-19T13:09:26Z | |
dc.date.issued | 2016-05-30 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Lígia Maria Nogueira. Trabalho pedagógico na educação especial: o professor de sala de recursos e sua implicação na escolarização dos alunos com baixa visão. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7921. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7921 | |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Baixa visão - Educação | por |
dc.subject | Low vision | eng |
dc.title | Trabalho pedagógico na educação especial: o professor de sala de recursos e sua implicação na escolarização dos alunos com baixa visão | por |
dc.title.alternative | Pedagogical work in special education: the implication of de resource room teacher in the impairment vision students education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Caiado, Kátia Regina Moreno | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0803778280883949 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa buscou analisar e compreender como o trabalho pedagógico do professor de sala de recursos, com vistas à escolarização e a aprendizagem dos alunos com baixa visão, se efetiva na escola. Adotou-se como procedimento teóricometodológico desta pesquisa a abordagem dialética e crítica que compreende o aspecto social do trabalho educativo e reconhece, no professor de sala de recursos, um sujeito cuja competência técnica e compromisso político são componentes essenciais para proporcionar aos alunos com baixa visão a capacidade de se relacionarem conscientemente com o seu próprio cotidiano por meio dos instrumentos adequados que os auxiliam na aprendizagem dos conhecimentos científicos, artísticos, ético-filosóficos e políticos, historicamente construídos. A ação do professor foi analisada mediante registros de campo coletados pela professora-pesquisadora no período de 2012 a 2015 em uma sala de recursos da rede estadual de ensino de São Paulo. São eles: relatórios de avaliação funcional da visão, registros de acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, entrevistas com familiares sobre o histórico dos alunos, portfólio, fotografias e vídeos. Os resultados revelaram que as dificuldades encontradas no processo de concretização do trabalho colaborativo, entre os professores de sala de recursos e os professores de sala regular, derivam das formas como os serviços de apoio pedagógico especializados vêm sendo estruturados na rede estadual de ensino, uma vez que a descontinuidade das políticas educacionais para a área da deficiência visual resultam na falta de profissionais habilitados, o que acaba por reduzir o número das salas de recursos, deixando, consequentemente, de ofertar o apoio necessário aos alunos que necessitam. Além disso, foi possível constatar que a formação e o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico do professor de sala de recursos, no que diz respeito aos aspectos da baixa visão, é fundamental para a efetivação de práticas transformadoras que possibilitam a aprendizagem, pois é a partir deste conhecimento, teórico e prático, que o professor poderá dialogar com os profissionais da área clínica, com os pais e com a escola. Por fim, as situações apresentadas durante as vivências com os alunos que passaram pela sala de recursos no período de 2012 a 2015, demonstraram que os laudos e relatórios clínicos concebidos de acordo com a resolução vigente (Res. 61/2014), como instrumento obrigatório para a matrícula dos alunos nas salas de recursos, precisam ser compreendidos, assim como as práticas cotidianas do professor devem ser constantemente reelaboradas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2911367601684468 | por |