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dc.contributor.authorOrtiz, João Paulo Martins Tobaruela
dc.date.accessioned2016-10-20T13:54:56Z
dc.date.available2016-10-20T13:54:56Z
dc.date.issued2015-12-21
dc.identifier.citationORTIZ, João Paulo Martins Tobaruela. Ensinando o conceito de campo elétrico a partir do fenômeno do raio. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7948.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7948
dc.description.abstractThis dissertation is a report of the development and application of a Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU), proposed by Moreira, approaching the concept of electric field for high school level. Aiming to contextualize it, the starting point of PMTU is the lightning phenomenon, which is difficult to reproduce at the school lab, is worked with digital educational objects (DEO) and the students were engaged actively in all activities, showing great motivation to study the phenomenon and learn the concepts involved. The construction of conceptual maps by the students with collaborative ways, also allowed them to interact socially, trying to negotiate meanings. The theoretical basis of PMTU uses mainly the Theory of Meaningful Learning of Ausubel. The results gave evidence of the occurrence of significant learning by students, and the acceptance regarding the strategies used.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEletromagnetismopor
dc.subjectRaiopor
dc.subjectUnidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)por
dc.subjectSimulação computacionalpor
dc.subjectObjetos educacionais digitais (OED)por
dc.titleEnsinando o conceito de campo elétrico a partir do fenômeno do raiopor
dc.title.alternativeTeaching the electric field concept from the lighning phenomenoneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Studart Filho, Nelson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451310772113076por
dc.description.resumoEsta dissertação é o relato do desenvolvimento e da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), proposta por Moreira, que visa abordar o conceito de campo elétrico em nível de Ensino Médio. Com o intuito de contextualizar o assunto, o ponto de partida da UEPS é o fenômeno do raio, que pela dificuldade em ser reproduzido no laboratório escolar, é trabalhado por meio de objetos educacionais digitais (OED), permitindo que algumas atividades sejam trabalhadas pelos próprios alunos de maneira ativa. Isso os levou a uma motivação maior ao estudar o fenômeno e aprender os conceitos envolvidos. A construção de mapas conceituais pelos alunos de maneira colaborativa possibilitou, também, que os alunos interagissem socialmente, por meio da negociação de significados. O embasamento teórico da UEPS usa, principalmente, a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os resultados obtidos apontam evidências da ocorrência de aprendizagem significativa por parte dos alunos, bem como a aceitação da UEPS em relação às estratégias utilizadas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2591783898323529por


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