Mostrar registro simples

dc.contributor.authorEstevão, Gustavo Russo
dc.date.accessioned2016-10-20T16:18:03Z
dc.date.available2016-10-20T16:18:03Z
dc.date.issued2016-03-24
dc.identifier.citationESTEVÃO, Gustavo Russo. A arte-spray de Banksy : grafite e videografia. 2016. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7972.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7972
dc.description.abstractThis research aims to investigate the mechanisms of creation and production by the British artist Banksy, the leading exponent of what became known as Street Art in the early 2000. It starts with his incursion as an audiovisual director of the work launched in 2010 Exit Through the Gift Shop to discuss the relations between the street artist and the documentary filmmaker. From the constitutive elements of the filmic text it is noticed various mirroring of the processes initiated by the artist: appropriation and subversion of cultural texts, parodying and social criticism. Initially it discusses the film from the perspective of some film theories (markedly the documentary film) and other film genres. Following it draws up an overview of the genesis of Street Art and its reception and finally it shows the intersection and dialogue between the street artist and the documentary filmmaker based on the proposals of Julio Plaza and the Intersemiotic Translation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTeorias do documentáriopor
dc.subjectArte de ruapor
dc.subjectBanksypor
dc.subjectArte-spraypor
dc.subjectDocumentary Theoryeng
dc.subjectStreet Arteng
dc.subjectBanksyeng
dc.subjectSpray Arteng
dc.titleA arte-spray de Banksy : grafite e videografiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Monzani, Josette Maria Alves de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0505156751073470por
dc.description.resumoA pesquisa propõe a investigação dos mecanismos de criação e produção do artista britânico Banksy, principal expoente do movimento que ficou conhecido como arte de rua no início dos anos 2000. Parte-se de sua incursão como diretor audiovisual da obra Exit Through the Gift Shop, lançada em 2010, para discutir as relações entre o artista de rua e o documentarista Banksy. A partir dos elementos constitutivos do texto fílmico, notam-se espelhamentos com os processos encetados pelo artista: apropriação e subversão de textos culturais, parodização, crítica social. Inicialmente, discute-se o filme pela perspectiva das teorias do cinema (marcadamente de filmes documentários) e dos gêneros cinematográficos. Em seguida, traça- se um panorama sobre a gênese da arte de rua e sua recepção; e, finalmente, os processos de intersecção e diálogo entre o artista de rua e o documentarista, embasados principalmente nas propostas de Julio Plaza e da Tradução Intersemiótica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8260704953444206por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples