dc.contributor.author | Aran, Marineide Aquino de Souza | |
dc.date.accessioned | 2016-10-20T18:32:11Z | |
dc.date.available | 2016-10-20T18:32:11Z | |
dc.date.issued | 2016-02-29 | |
dc.identifier.citation | ARAN, Marineide Aquino de Souza. Efeito do ensino de sinônimos sobre a compreensão de textos. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8006. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8006 | |
dc.description.abstract | The ultimate goal of learning how to read is to understand the information present in a text
and variables involved in reading with understanding have been widely studied. This paper
aims to investigate whether teaching synonyms of words that make up the main structure of
texts contributes to an increase in text comprehension. These words are also part of stories
utilized in standardized teaching procedures. The participants in this study were 20
typically developing children, aged from 8 to 10 years old, pupils from first to fifth grade of
a primary public school in the State of São Paulo. They showed high scores when reading
single words, but a poor performance in understanding texts. The control group underwent
a procedure for learning text comprehension. The experimental group underwent the same
procedure as the control group but it was also taught synonyms. Performance in text
comprehension was evaluated both before and after the interventions for both groups. The
analysis of baseline and post intervention data for all participants was done through the T
test of matched samples and the Mann-Whittman test was used for comparing data between
groups. Posttest results don’t show any statistically significant difference between the
performances of the experimental and control groups, which suggests that teaching
synonyms had no effect on text comprehension. Considering the performance of all
participants in the pre and posttests, regardless of which intervention the participant
received, there is a significant difference between them, which points out the effectiveness
of the teaching procedure to increase text comprehension. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Compreensão de textos | por |
dc.subject | Ensino de sinônimos | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Text comprehension | eng |
dc.subject | Vocabulary | eng |
dc.subject | Children | eng |
dc.title | Efeito do ensino de sinônimos sobre a compreensão de textos | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Domeniconi, Camila | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9684535663947328 | por |
dc.description.resumo | O objetivo final de aprender a ler é compreender a informação presente em um texto,
portanto, as variáveis envolvidas na leitura com compreensão necessitam ser amplamente
estudadas. O presente estudo teve como objetivo investigar se o ensino de sinônimos de
palavras que compõem a estrutura principal de histórias utilizadas em um procedimento
informatizado de ensino contribui para o aumento da compreensão textual. Participaram do
estudo 20 crianças com idades entre 8 a 10 anos, desenvolvimento típico, cursando o
primeiro ciclo do Ensino Fundamental em uma escola pública do estado de São Paulo. Elas
apresentavam alto desempenho em leitura de palavras isoladas e baixo desempenho em
compreensão de textos. As crianças foram divididas em dois grupos, sendo que ambos
participaram de um programa informatizado de ensino de compreensão de textos. O grupo
experimental, além do ensino de compreensão de textos, participou também de um ensino
de sinônimos. Foi utilizado um delineamento de grupo com pré e pós-teste. Para análise dos
resultados foram utilizados o teste t de amostras emparelhadas e o Mann-Whittman. O
resultado do Pós-teste não mostrou uma diferença estatisticamente significativa entre os
desempenhos do Grupo Experimental e Grupo Controle em compreensão de textos após a
intervenção. Houve uma diferença estatisticamente significativa entre os desempenhos no
pré-teste e no pós-teste para todos os participantes. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0270166971148398 | por |